O TEXTO LITERÁRIO COMO CONSTRUCTO DE SENTIDOS: UMA PROPOSTA SOB O OLHAR BARTHESIANO
Resumo
RESUMO: Nesse artigo pretendemos analisar e propor caminhos relativos ao trabalho com a literatura no Ensino Fundamental como também refletir acerca da forma pela qual o texto literário é abordado, de uma maneira geral, nas aulas de literatura. São feitas, também, algumas considerações sobre a concepção de literatura e suas funções. Nesse sentido, apoiamo-nos em Aguiar e Silva, Roland Barthes, Umberto Eco, além de outros teóricos que discutem sobre essa questão. Como já apontado por estudiosos, há necessidade de reformulação do ensino de literatura, e, nesse sentido, traçamos, no presente artigo, um caminho possível por meio das três forças da literatura preconizadas por Barthes, com o objetivo de contribuir para o aprimoramento do trabalho com o texto literário no Ensino Fundamental.
Palavras-chave: Ensino Fundamental; Ensino de literatura; Teoria da literatura.
Referências
REFERÊNCIAS
AGUIAR E SILVA, Vítor Manuel de. Teoria da Literatura. 8. ed. Coimbra: Almedina, 1993.
BARTHES, Roland. Aula. Aula inaugural da cadeira de semiologia literária do Colégio de França. São Paulo: Cultrix, 2004.
______. O rumor da língua. São Paulo: Martins Fontes, 2004.
BORTONI-RICARDO, Stella Maris. Educação em língua materna: a sociolinguística na sala de aula. São Paulo: Parábola, 2004.
CÂNDIDO, Antônio. O direito à Literatura. In: Vários escritos. 4. ed. Duas cidades: Ouro sobre azul. São Paulo; Rio de Janeiro. 2004.
CANDIDO, Antonio. A literatura e a formação do homem. São Paulo: Ciência e Cultura, 1972.
COMPAGNON, Antoine. Literatura para quê? Belo Horizonte: Editora UFMG, 2009.
COSSON, Rildo. Letramento literário: teoria e prática. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2014.
ECO, Umberto. Sobre a literatura. Rio de Janeiro: Record, 2003.
KLEIMAN, Ângela. Texto e leitor: Aspectos cognitivos da leitura. 15. ed. Campinas: Pontes Editores, 2013.
LEFFA, Vilson J. Aspectos da leitura. Uma perspectiva psicolinguística. Porto Alegre: Sagra: DC Luzzatto, 1996.
MORAN, José Manuel. A educação que desejamos: Novos desafios e como chegar lá. 5. ed. Campinas: Papirus, 2012.
ROJO, Roxane. Letramentos múltiplos, escola e inclusão social. São Paulo: Parábola Editorial, 2009.
SANTOS, Leonor Werneck dos. Literatura infantil e juvenil na prática docente. Rio de Janeiro: Ao Livro Técnico, 2010.
SOARES, Magda. Alfabetização e letramento. São Paulo: Contexto, 1995.
______. Letramento: um tema em três gêneros. Belo Horizonte: Autêntica, 2000.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Transferência de direitos autorais:
Declaro que após aprovado para publicação a Revista Tropos editada pela Universidade Federal do Acre (UFAC), passará a ter os direitos autorais do trabalho, que se tornarão propriedade exclusiva da Revista, sendo permitida a reprodução total ou parcial desde que devidamente referenciada.