THE PERCEPTION OF THE INFLUENCE OF FILMS ON SPIRITUALITY. MOVING TOWARDS A CULTIVATION THEORY PERSPECTIVE

Autores

  • Carlos Souza Magalhães Walla Walla University

Palavras-chave:

Adventismo, Teoria do Cultivo, Religião, Filmes, Mídia, Espiritualidade

Resumo

A relação entre cristianismo e cinema tem sido conflitante desde o surgimento deste meio. A preocupação de que os filmes possam afetar negativamente a espiritualidade tem levado várias denominações cristãs a rejeitar os filmes, por um longo tempo. Mais recentemente, porém, esta resistência tem diminuído, mesmo em igrejas consideradas conservadoras. Este estudo revela a mudança de percepção que uma igreja protestante tem dos filmes no campo da espiritualidade. Através de uma pesquisa online com 199 Adventistas do Sétimo Dia no Brasil e o uso da Teoria do Cultivo na interpretação dos resultados, observou-se que para os adventistas modernos, alguns filmes, mesmo não-religiosos, podem ser considerados como uma influência positiva para a espiritualidade.

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Publicado

2021-07-08

Como Citar

Souza Magalhães, C. . (2021). THE PERCEPTION OF THE INFLUENCE OF FILMS ON SPIRITUALITY. MOVING TOWARDS A CULTIVATION THEORY PERSPECTIVE. TROPOS: COMUNICAÇÃO, SOCIEDADE E CULTURA (ISSN: 2358-212X), 10(1). Recuperado de https://periodicos.ufac.br/index.php/tropos/article/view/4443

Edição

Seção

Dossiê - Mídia, religião e religiosidade na era da digitalização