UMA INVESTIGAÇÃO INICIAL DOS TIPOS DE JOGOS ROTULADOS COMO LGBT DENTRO DA PLATAFORMA ITCH.IO: TENDÊNCIAS, IDENTIDADES E PROTAGONISMOS

Autores

  • Victor Hugo Da Pieve Universidade Federal de Minas Gerais
  • Leticia Rodrigues Universidade Tecnológica Federal do Paraná
  • Luiz Ernesto Merkle Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Palavras-chave:

Estudos de Gênero, Game Studies, Classificação, LGBT

Resumo

Neste artigo, buscamos analisar o funcionamento de tags na plataforma Itch.io e suas relações com a circulação de jogos etiquetados como LGBT. Partimos de aportes em Susan Leigh Star e Geoffrey C. Bowker para considerar os efeitos da classificação e padronização em sistemas computacionais com o intuito de perceber quais as dinâmicas e questões sociais que podem surgir a partir das classificações geradas na plataforma Itch.io nos jogos LGBT. Por intermédio da coleta de dados realizada durante seis meses apontamos algumas tendências e lacunas nas representações identitárias que são possíveis de se observar na organização e circulação de jogos LGBT na Itch.io.

Biografia do Autor

Leticia Rodrigues, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Letícia Rodrigues atualmente é doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Sociedade (PPGTE) da Universidade Federal de Tecnologia do Paraná (UTFPR). Seus interesses de pesquisa têm ênfase em Estudos de Gênero e Estudos Feministas e suas interseções com Estudos de Jogos e desenvolvimento de jogos. Sua pesquisa e focada nos aspectos culturais e pedagógicos no desenvolvimento de jogos. Ela co-organiza um grupo de Estudo sobre Gênero e Jogos.

Luiz Ernesto Merkle, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Luiz Ernesto Merkle é professor na Universidade Tecnológica Federal do Paraná, onde atua no Programa de Pós-graduação em Tecnologia e Sociedade e no Departamento Acadêmico de Informática. Tem doutorado em Ciência da Computação, pela Western University, Ontário, Canadá.

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Publicado

2020-09-21

Como Citar

Hugo Da Pieve, V., Rodrigues, L., & Ernesto Merkle, L. (2020). UMA INVESTIGAÇÃO INICIAL DOS TIPOS DE JOGOS ROTULADOS COMO LGBT DENTRO DA PLATAFORMA ITCH.IO: TENDÊNCIAS, IDENTIDADES E PROTAGONISMOS . TROPOS: COMUNICAÇÃO, SOCIEDADE E CULTURA (ISSN: 2358-212X), 9(2). Recuperado de https://periodicos.ufac.br/index.php/tropos/article/view/3958

Edição

Seção

Dossiê - Potências políticas do pop: gênero e ativismo na cultura pop