O JORNAL EM SALA DE AULA COMO FERRAMENTO DE ENSINO

Autores/as

  • Patricia Haeser Ferreira Nery UNIVERSIDADE FEDERAL DO ACRE

Resumen

O presente artigo busca fazer uma reflexão sobre as atividades de ensino-aprendizagem em língua portuguesa com enfoque na utilização de textos dos mais variados gêneros, estudando específicamente o jornal em sua forma impressa como ferramenta de ensino para  o desenvolvimento das habilidades linguísticas de ler e escrever. Parte do conceito de texto enquanto lugar de interação entre sujeitos, locutor e interlocutor, da linha bakhtiniana de compreensão da linguagem numa abordagem dialógico-interacional. Pretende também, refletir sobre o papel da escola, sobretudo nas aulas de língua materna, no fornecimento aos alunos de conhecimentos necessários para sua inserção no mundo como sujeitos ativos, críticos, questionadores do contexto que os cerca.

Biografía del autor/a

Patricia Haeser Ferreira Nery, UNIVERSIDADE FEDERAL DO ACRE

Mestranda em Letras: Linguagem e Identidade

Publicado

2016-07-14

Cómo citar

Nery, P. H. F. (2016). O JORNAL EM SALA DE AULA COMO FERRAMENTO DE ENSINO. TROPOS: COMUNICAÇÃO, SOCIEDADE E CULTURA (ISSN: 2358-212X), 5(1). Recuperado a partir de https://periodicos.ufac.br/index.php/tropos/article/view/548

Número

Sección

Artigos