MODS E GODFATHERS: AS MÚLTIPLAS NARRATIVAS POSSÍVEIS EM QUADROPHENIA DO THE WHO
Palabras clave:
Álbum, Película, Quadrophenia, The WhoResumen
Este texto é uma análise do disco Quadrophenia, do The Who, e do filme de mesmo nome, no qual apresento um perfil biográfico da banda, com ênfase nos enfrentamentos de questões relacionadas à arte como ferramenta de transformação individual ou coletiva. Quadrophenia também é examinada dentro da conjuntura do rock da época e no contexto interno da obra do próprio The Who, que por meio das composições de Pete Townshend questionou as relações dos artistas com as demandas do seu público, e o poder do rock como fator de mobilização e mediação social. Além disso, proponho uma discussão sobre os movimentos da música pop contemporâneos ao período em que o disco e o filme foram lançados. Como procedimento metodológico, passo pelas táticas de análise de caso e crítica musical advinda do jornalismo.
Citas
Bibliografia
COHN, NIK Tribal Rites of Saturday Night. New York Magazine. Nova York .1976.
DOGGET, PETER There´s a Riot Going On: Revolutionaries, rock stars and the rise and fall of 60´s counterculture. Edimburgo: Canongate. 2007.
HILL, JOHN- Sex, Class and Realism: British Cinema 1956-1963. Londres: British Film Institute. 1986
RAWLING, TERRY Mod: A Very British Phenomenon. Londres: Omnibus Press, 2000.
SHAPIRO, PETER Turn The Beat Around: The Secret Story of Disco. Nova York: Faber and Faber Inc.2005
TOWNSHEND, PETE- A Autobiografia Rio de Janeiro: Globo Livros. 2013.
Filmes e documentários
A Way of Life: Making Quadrophenia. Documentário. Direção de Darren Cavanagh, 2006.
Quadrophenia. Drama. Direção de Franc Roddam, 1979.
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