O ETHOS ROQUEIRO ANTINORMATIVO NO REALISMO CAPITALISTA: UMA ANÁLISE A PARTIR DO DIÁRIO DE RENATO RUSSO
Palabras clave:
Realismo capitalista; Ethos roqueiro; Indústria da música; Renato Russo.Resumen
O artigo objetiva analisar a constituição do ethos roqueiro antinormativo no capitalismo contemporâneo, problematizado a partir do conceito de “Realismo Capitalista”, de Mark Fisher (2020). O corpus é constituído pelos escritos autobiográficos de Renato Russo (2015), produzidos no período de internação em uma clínica de reabilitação e reunidos no livro “Só por hoje e para sempre: diário do recomeço”. Como metodologia, utilizou-se a análise de conteúdo categorial (BARDIN, 2010), o que permitiu identificar duas macro temáticas recorrentes no relato do artista, cada uma com desdobramentos mais específicos: (1) os impactos do capitalismo contemporâneo na sua saúde mental; (2) as suas reações antinormativas diante da constatação do seu quadro de sofrimento psíquico. No decorrer da análise, verificou-se o modo como Renato Russo se posicionava não apenas contra os ditames e pressões da indústria da música, mas, de modo mais geral, contra os modelos de subjetivação vigentes com a emergência do neoliberalismo, assim como os dilemas e dificuldades enfrentadas pelo artista para a formatação de um discurso antinormativo num contexto em que o capitalismo se expande para as mais diversas esferas da vida social.
Citas
ALEXANDRE, Ricardo. Cheguei bem a tempo de ver o palco desabar. 50 causos e memórias do rock brasileiro (1993-2008). Porto Alegre: Arquipélago editorial, 2013.
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2010.
BENNETT, Andy. “Heritage rock”: rock music, representation and heritage discourse, Poetics. n. 37 , p. 474-489, 2009.
CARVALHO, Carlos Marcelo. Renato Russo. O filho da revolução. São Paulo: Planeta do Brasil, 2016.
CROSS, Charles R. Mais pesado que o céu. Uma biografia de Kurt Cobain. São Paulo: Editora Globo, 2004.
DAPIEVE, Arthur. Brock. O rock brasileiro dos anos 80. São Paulo: Editora 34, 1995.
DELEUZE, Gilles. Foucault. Conversações. São Paulo: Ed. 34, 1992.
FEATHERSTONE, Mike. Cultura de consumo e pós-modernismo. São Paulo: Studio Nobel, 1995.
FISHER, Mark. Realismo capitalista. É mais fácil imaginar o fim do mundo do que o fim do capitalismo? São Paulo: Autonomia literária, 2020.
FOUCAULT, Michel. Vigiar e punir: história da violência nas prisões. Petrópolis: Vozes, 2013.
FRIEDLANDER, Paul. Rock and Roll. Uma história social. Rio de Janeiro: Record, 2002.
JAMESON, Fredric. Pós-modernismo. A lógica cultural do capitalismo tardio. São Paulo: Ática, 2000.
MAGI, Érica. Rock and roll é o nosso trabalho: a Legião Urbana do underground ao mainstream. 2011. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) – Faculdade de Filosofia e Ciências – UNESP, Marília, 2011.
MARQUES, Victor; GONSALVES, Rodrigo. Contra o cancelamento do futuro: a atualidade de Mark Fisher na crise do neoliberalismo. In: Realismo capitalista. É mais fácil imaginar o fim do mundo do que o fim do capitalismo? São Paulo: Autonomia literária, 2020, p. 163-207.
MOYNIHAN, Ray; CASSELS, Alan. Selling sickness: how drug companies are turning us all into patients. Sydney: Allen & Unwin, 2005.
PETERS, Michael. Pós-estruturalismo e a filosofia da diferença. Belo Horizonte: Autêntica, 2000.
PETERSON, Richard. 1990. Why 1955? Explaining the Advent of Rock Music. Popular Music, n. 9, v. 1, p. 97-116.
PILZ, Jonas; JANOTTI JUNIOR, Jeder; ALBERTO, Thiago. Ethos roqueiro, rasuras e conflitos políticos na turnê de Roger Waters no Brasil. Matrizes, São Paulo, v. 14, no 2, p. 195-215, mai/ago, 2020. Disponível em < https://www.revistas.usp.br/matrizes/article/view/171173/167652>. Acesso em 31.07.2021
RUSSO, Renato. Só por hoje e para sempre: diário do recomeço. São Paulo: Companhia das Letras, 2015.
SANDEL, Michael J. A tirania do mérito: o que aconteceu com o bem comum? Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2020.
SHUKER, Roy. Popular music. The key concepts. Manchester e Nova Iorque: Routledge Taylor & Francis Group, 1998.
SILVA, Augusto; GUERRA, Paula. As palavras do punk. Uma viagem fora dos trilhos pelo Portugal contemporâneo. Lisboa: Alêtheia editores, 2015.
SILVEIRA, Fabrício. Rupturas instáveis. Entrar e sair da música pop. Porto Alegre: Libretos, 2013.
VAZ, Paulo. Do normal ao consumidor: conceito de doença e medicamento na contemporaneidade. Ágora, Rio de Janeiro, v. 18, n. 1, p. 51-68, jan/jun, 2015. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/agora/v18n1/1516-1498-agora-18-01-00051.pdf>. Acesso em: 28 jun. 2021.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Transferência de direitos autorais:
Declaro que após aprovado para publicação a Revista Tropos editada pela Universidade Federal do Acre (UFAC), passará a ter os direitos autorais do trabalho, que se tornarão propriedade exclusiva da Revista, sendo permitida a reprodução total ou parcial desde que devidamente referenciada.