A FORÇA AFETIVA DO TIMBRE NA OBRA DE RAKTA: RITUAIS SÔNICOS E TRANSFORMAÇÕES CORPÓREAS

Autores/as

  • Marcelo Bergamin Conter IFRS
  • Eric Lima Pedott IFRS

Palabras clave:

Rakta, Afeto, Timbre, Semiótica, Rock independente

Resumen

O trio paulista Rakta vem desenvolvendo desde 2011 uma rica discografia de explorações sonoras. Tendo como base uma releitura do dub e do pós-punk, o material da banda dialoga com as cenas de música experimental e de rock independente, com performances ao vivo que fãs e críticos musicais têm caracterizado como uma espécie de ritual sônico. O presente texto reflete sobre os processos sígnicos que emergem das construções de timbragem realizadas pela banda em suas composições, objetivando compreender o timbre como um agente de comunicação afetiva que opera através de uma lógica imanente. Para tanto, adotamos por perspectiva teórica a filosofia da diferença de Deleuze e Guattari. Nesta perspectiva, o timbre não se reduz à sua forma atual: há ainda um lado virtual do timbre, que se expande a cada atualização, efetuando uma dobra afetiva de si. Como metodologia de análise, mapeamos (1) a máquina sociotécnica que condiciona as timbragens e (2) as atualizações dos timbres ao vivo e no estúdio; em seguida, (3) descrevemos as semioses afetivas que decorrem dessas atualizações. Sugerimos que os signos emergentes das timbragens na obra da Rakta criam uma comunicação menor, cuja expressão afetiva da precariedade, do feminismo, das políticas do corpo e de outras micropolíticas aponta para a capacidade de engendrar, aquém de toda forma logocêntrica, novos mundos sônicos possíveis. Esperamos contribuir para a construção de teorias e métodos de análise de peças musicais bem como para uma reflexão sobre a pesquisa em comunicação, avançando no entendimento de como as timbragens comunicam.

Biografía del autor/a

Eric Lima Pedott, IFRS

Bolsista FAPERGS (Edital IFRS 26/2020). Graduado em Design Gráfico pela Uniritter e estudante do Curso Superior de Técnologia em Produção Multimídia no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, campus Alvorada, RS, Brasil.

Citas

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Publicado

2021-12-01

Cómo citar

Bergamin Conter, M., & Pedott, E. L. (2021). A FORÇA AFETIVA DO TIMBRE NA OBRA DE RAKTA: RITUAIS SÔNICOS E TRANSFORMAÇÕES CORPÓREAS. TROPOS: COMUNICAÇÃO, SOCIEDADE E CULTURA (ISSN: 2358-212X), 10(2). Recuperado a partir de https://periodicos.ufac.br/index.php/tropos/article/view/5287

Número

Sección

Dossiê - Esse tal de Roque Enrow