A FORÇA AFETIVA DO TIMBRE NA OBRA DE RAKTA: RITUAIS SÔNICOS E TRANSFORMAÇÕES CORPÓREAS

Authors

  • Marcelo Bergamin Conter IFRS
  • Eric Lima Pedott IFRS

Keywords:

Rakta, Affect, Timbre, Semiotics, Indie rock

Abstract

O trio paulista Rakta vem desenvolvendo desde 2011 uma rica discografia de explorações sonoras. Tendo como base uma releitura do dub e do pós-punk, o material da banda dialoga com as cenas de música experimental e de rock independente, com performances ao vivo que fãs e críticos musicais têm caracterizado como uma espécie de ritual sônico. O presente texto reflete sobre os processos sígnicos que emergem das construções de timbragem realizadas pela banda em suas composições, objetivando compreender o timbre como um agente de comunicação afetiva que opera através de uma lógica imanente. Para tanto, adotamos por perspectiva teórica a filosofia da diferença de Deleuze e Guattari. Nesta perspectiva, o timbre não se reduz à sua forma atual: há ainda um lado virtual do timbre, que se expande a cada atualização, efetuando uma dobra afetiva de si. Como metodologia de análise, mapeamos (1) a máquina sociotécnica que condiciona as timbragens e (2) as atualizações dos timbres ao vivo e no estúdio; em seguida, (3) descrevemos as semioses afetivas que decorrem dessas atualizações. Sugerimos que os signos emergentes das timbragens na obra da Rakta criam uma comunicação menor, cuja expressão afetiva da precariedade, do feminismo, das políticas do corpo e de outras micropolíticas aponta para a capacidade de engendrar, aquém de toda forma logocêntrica, novos mundos sônicos possíveis. Esperamos contribuir para a construção de teorias e métodos de análise de peças musicais bem como para uma reflexão sobre a pesquisa em comunicação, avançando no entendimento de como as timbragens comunicam.

Author Biography

Eric Lima Pedott, IFRS

Bolsista FAPERGS (Edital IFRS 26/2020). Graduado em Design Gráfico pela Uniritter e estudante do Curso Superior de Técnologia em Produção Multimídia no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, campus Alvorada, RS, Brasil.

References

ARAUJO, André Corrêa da Silva de. Deleuze e o problema da comunicação. (Tese de Doutorado em Comunicação e Informação). Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Informação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2020.

BLAKE, David K. Timbre as differentiation in indie music. Music Theory Online, vol. 18, n. 2, 2012. Disponível em: http://mtosmt.org/issues/mto.12.18.2/mto.12.18.2.blake.php. Acesso em 2 Jan. 2018.

BOREGAS, Carla. Depoimento. Porto Alegre, Bar Agulha, nov. 2019. Entrevistador: Marcelo Bergamin Conter. Arquivo digital de áudio (48 min). Entrevista concedida ao Projeto O timbre como afeto no rock independente brasileiro: uma abordagem semiótica.

BRINKEMA, Eugenie. The forms of affects. Duke University Press: Durham and London, 2014.

CONTER, Marcelo Bergamin. Semioses afetivas do timbre: formulação teórica para uma análise de sonoridades do rock independente brasileiro. In: Semeiosis. Semiótica e transdisciplinaridade em revista. São Paulo, v. 11, n.1, p.96 a 112, Jul. 2020.

DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Mil Platôs - capitalismo e esquizofrenia 2, vol. 5. São Paulo: Ed. 34, 2008.

ELFEREN, Isabella van. Timbre: Paradox, Materialism, Vibrational Aesthetics. New York: Bloomsbury Academic, 2021. viii. Bloomsbury Collections. Web. 5 Feb. 2021.

ESTIVALET, Felipe Viana. Virtuosismo da escuta e produção de introspecção. In: CASTANHEIRA, J. C. S. et al. (Orgs.). Poderes do Som: Políticas Escutas e Identidades, Florianópolis: Editora Insular, 2020. p. 213-230.

FALES, Cornelia. Hearing timbre: perceptual learning among Early Bay area ravers. In: FINK, R.; LATOUR, M.; WALLMARK, Z. The relentless pursuit of tone. Timbre in popular music. Nova Iorque: Oxford University Press, 2018. p. 21-42.

FINK, Robert. Below 100 Hz: toward a musicology of bass culture.In: FINK, R.; LATOUR, M.; WALLMARK, Z. The relentless pursuit of tone. Timbre in popular music. Nova Iorque: Oxford University Press, 2018. p. 88-118.

FINK, R.; WALLMARK, Z; LATOUR, M. Introduction–chasing the dragon: in search of tone. In: FINK, R.; LATOUR, M.; WALLMARK, Z. The relentless pursuit of tone. Timbre in popular music. Nova Iorque: Oxford University Press, 2018. p. 1-17.

GALETTA, Thiago. Cena musical paulistana dos anos 2010: a "música brasileira" depois da internet. Rio de Janeiro: Travessa, 2016.

GOODMAN, Steve. Sonic Warfare: sound, affect, and the ecology of fear. Cambridge: MIT, 2012.

GUIGUE, Didier. Estética da sonoridade: a herança de Debussy na música para piano do século XX. João Pessoa: UFPB, 2011.

HOWARD, Dennis. From Ghetto Laboratory to the Technosphere: The influence of Jamaican studio techniques on popular music. In: Art of Record Production Conference. Lowell: University of Massachusetts, 2008.

PEIRCE, Charles Sanders. Semiótica. São Paulo: Perspectiva, 2017.

RAKTA. RAKTA. São Paulo. Dama da Noite / Nada Nada Discos, 2013. Vinil 45rpm, 25min.

RAKTA. Serpente. São Paulo. Dama da Noite / Nada Nada Discos, 2014. Digital, 10min.

RAKTA. III. São Paulo. Dama da Noite / Nada Nada Discos, 2016, Digital, 29min.

RAKTA, Oculto Pelos Seres. São Paulo. Dama da Noite / Nada Nada Discos, 2017, Digital, 13min.

RAKTA, Falha Comum. São Paulo. Dama da Noite / Nada Nada Discos, 2020, Digital, 35min.

REBELLATO, Paula. Depoimento. Porto Alegre, Bar Agulha, nov. 2019. Entrevistador: Marcelo Bergamin Conter. Arquivo digital de áudio (48 min). Entrevista concedida ao Projeto O timbre como afeto no rock independente brasileiro: uma abordagem semiótica.

REYNOLDS, Simon. Rip it up and start again: postpunk 1978–1984. London: Penguin Books, 2006.

SEBES, Lottie. The Sounding Sewing Machine: Re-Voicing Gendered Media Histories. Sonic Scope: New Approaches to Audiovisual Culture, October, 2020. https://doi.org/10.21428/66f840a4.985232e3.

SEIGWORTH, Gregory J.; GREGG, Melissa. An inventory of shimmers. In: GREGG, M.; SEIGHWORTH, G. (Orgs.). The affect theory reader. Durham: Duke University Press, 2010. p. 1-25.

SHANK, Barry. The political force of musical beauty. Durham and London: Duke University Press, 2014. 330p

TAKARA, Maurício. Depoimento. Porto Alegre, Bar Agulha, nov. 2019. Entrevistador: Marcelo Bergamin Conter. Arquivo digital de áudio (48 min). Entrevista concedida ao Projeto O timbre como afeto no rock independente brasileiro: uma abordagem semiótica.

THÉBERGE, P. The sound of nowhere: reverb and the construction of sonic space. In: FINK, R.; LATOUR, M.; WALLMARK, Z. The relentless pursuit of tone. Timbre in popular music. Nova Iorque: Oxford University Press, p. 323-344, 2018.

TROTTA, Felipe. Gêneros musicais e sonoridade: construindo uma ferramenta de análise. In: Revista Ícone, v. 10, n. 2, p. 1-12, 2008. Disponível em: <https://periodicos.ufpe.br/revistas/icone/article/view/230128>. Acesso em 21 jun. 2019.

WAKSMAN, Steve. Instruments of desire: the electric guitar and the shaping of musical experience. Harvard University Press, Cambridge/London, 1999.

Published

2021-12-01

How to Cite

Bergamin Conter, M., & Pedott, E. L. (2021). A FORÇA AFETIVA DO TIMBRE NA OBRA DE RAKTA: RITUAIS SÔNICOS E TRANSFORMAÇÕES CORPÓREAS. TROPOS: COMUNICAÇÃO, SOCIEDADE E CULTURA (ISSN: 2358-212X), 10(2). Retrieved from https://periodicos.ufac.br/index.php/tropos/article/view/5287

Issue

Section

Dossiê - Esse tal de Roque Enrow