A CONSTRUÇÃO DAS RELAÇÕES ENTRE A BANDA PATO FU E O FANDOM NA ERA DO IRC
Palabras clave:
Pato Fu; Fandom; Redes Sociais; IRC.Resumen
A era digital modificou as relações entre os artistas e as respectivas bases de fãs. Todavia, de que forma essas transformações aconteceram? Este artigo tem o objetivo de examinar a construção das relações entre o artista com a base de fãs no início da era digital, por meio do estudo de caso da banda mineira de pop rock Pato Fu, que foi uma das bandas brasileiras mais engajadas na internet nos anos 1990. Por meio de entrevistas semiestruturadas com integrantes da banda e fãs, e fazendo uso da hermenêutica de Hans-Georg Gadamer (1998), é mostrado que o serviço de chat em tempo real IRC, tal como outros recursos eletrônicos, foi fundamental na comunicação do Pato Fu com o próprio fandom. A relação se mostrou benéfica para ambos: a banda pôde usar talentos para criar recursos e ferramentas que auxiliaram na divulgação da música, e os fãs, além de exercitarem tais talentos, construíram uma experiência social positiva.
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