ART FLASH GAMES: CRÔNICA DE UMA MORTE ANUNCIADA
Palabras clave:
flash game, web design, história da web, jogos digitaisResumen
Neste artigo, enfocam-se produções e práticas culturais que emergiram com os flash games, em especial, na primeira década do século 21. Sumariza resultados de pesquisa bibliográfica e em sites especializados realizada ao longo de 2020, último ano em que o player necessário para tocar tais jogos esteve ativo na Web. Os resultados são apresentados em duas seções. Na primeira, narra os propósitos, o desenvolvimento e a disseminação do software Flash (primeiramente chamado FutureSplash Animator), ferramenta de autoria multimídia para Web lançada em 1996. Na segunda, discute como esta ferramenta foi usada para mesclar arte e programação. Dialoga-se com Lev Manovich (Geração Flash e Estética Flash) e Patrice Flichy (Práticas culturais amadoras), comentando algumas produções que exemplificam a diversidade técnico-estética dos flash games e a importância das comunidades formadas em torno da ferramenta. Por fim, aponta zonas de sombra e de luz que o fim do Flash Player projeta sobre a história da Web e da cultura digital.
Citas
ADOBE. SWF Technology Center [site para desenvolvedores]. 2008. Disponível em: https://web.archive.org/web/20080905150558/http://www.adobe.com/devnet/swf/. Acesso em: 20 jan. 2021.
ADOBE. Adobe Flash Player EOL General Information Page. 2020. Disponível em: https://www.adobe.com/products/flashplayer/end-of-life.html. Acesso em: 12 jan. 2021.
ADOBE. Communications Team. Flash & the Future of Interactive Content. 2017. Disponível em: https://blog.adobe.com/en/publish/2017/07/25/adobe-flash-update.html. Acesso em: 10 set. 2020.
BAHIA, Ana Beatriz. Jogando Arte na Web: Educação em Museus Virtuais. 2008. Tese (Doutorado em Educação) - Centro de Ciências da Educação, UFSC, Florianópolis, 2008. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/91983. Acesso em: 16 abr. 2021.
BAHIA, Ana Beatriz. Do quadro ao jogo de fruição: Bosch Adventure Game. In: Palíndromo [UDESC], Florianópolis, no 12/v. 6, p. 144-172, 2014. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/palindromo/article/view/4659. Acesso em: 16 abr. 2021.
BAHIA, Ana Beatriz. O jogo começa e termina no museu de arte: games do Educa Thyssen. In: Congreso Internacional de Artes y Culturas, 2019, Madri. Creatividad, arte e innovación en la comunicación. Madri: Universidade Complutense de Madrid, 2019.
BROWNE, Pierson. Breaking New Ground: Indie Community, Flash, and Newgrounds.com. In DIGRA: Digital Games Research Association and Society for the Advancement of the Science of Digital Games, n 2, v 13, Ago. 2016
CAWLEY, John. In a Flash: Animation Production in Flash Growing. AWN, out. 2006. Disponível em: https://www.awn.com/animationworld/flash-animation-production-flash-growing. Acesso em: 20 jun. 2020.
FLICHY, Patrice. Internet, um mundo para os amadores. In: FLICHY, Patrice; FERREIRA, Jairo; AMARAL, Adriana (org.). Redes digitais: um mundo para os amadores. Santa Maria: FACOS-UFSM, 2016.
FLICHY, Patrice. La place de l’imaginaire dans l’action technique: Le cas de l’internet. Réseaux, v. 5, n. 109, p. 52-73, 2001.
FORD, Rob. Web Design: The Evolution of the Digital World 1990-Today. Colônia: Taschen, 2019.
GAY, Jonathan. The History of Flash. 2007. Disponível em: https://web.archive.org/web/20140821073137/https://www.adobe.com/macromedia/events/john_gay/. Acesso em: 20 mar. 2020.
GHOUL, Glitched. Una elegía a los juegos en flash. 2019 [em TodasGamers]. Disponível em: https://todasgamers.com/2019/10/18/una-elegia-a-los-juegos-en-flash/. Acesso em: 20 mar. 2020.
GOOGLE. The Chromium Projects: flash usage trends. Flash Usage Trends. Disponível em: https://www.chromium.org/flash-roadmap/flash-usage-trends. Acesso em: 10 set. 2020.
JOBS, Steve. Thoughts on Flash. 2010. Disponível em: https://web.archive.org/web/20200430094807/https://www.apple.com/hotnews/thoughts-on-flash/. Acesso em: 20 mar. 2020.
LAWHEAD, Nathalie. A short history of Flash & the forgotten Flash Website movement (when websites were “the new emerging artform”). [em 12/11/ 2020] Disponível em: http://www.nathalielawhead.com/candybox/a-short-history-of-flash-the-forgotten-flash-website-movement-when-websites-were-the-new-emerging-artform. Acesso em: 20 out. 2020.
LICHTY, Patrick. Confessions of a whitneybiennial.com Curator. Whitneybiennial. 2002. Disponível em: http://www.manetas.com/eo/wb/files/lichty.htm. Acesso em: 20 out. 2020.
LUNENFELD, Peter. Flash is Poptech (from the KLM theory). Whitneybiennial. 2002. Disponível em: http://www.manetas.com/eo/wb/files/Lunenfeld2.htm. Acesso em: 20 out. 2020.
YOUNG, Christopher James. Game changers: everyday gamemakers and the development of the video game industry. 2018. Tese (Doutorado em Filosofia) – Faculty of Information, University of Toronto, Canadá, 2018.
MALRAUX, André. O museu imaginário. Lisboa: Edições 70, 2000.
MANOVICH, Lev. El lenguaje de los nuevos médios de comunicación: la imagen em la era digital. Buenos Aires: Paidós, 2006.
MANOVICH, Lev. Generation Flash. Whitneybiennial. 2002. Disponível em: http://www.manetas.com/eo/wb/files/theories.htm. Acesso em: 20 out. 2020.
NEWGROUNDS. Newgrounds Wiki: History. Disponível em: https://www.newgrounds.com/wiki/about-newgrounds/history. Acesso em: 20 out. 2020.
PEDERCINI, Paolo. Gone with a Flash (talk transcript) [20/11/2020]. Disponível em: https://www.molleindustria.org/blog/gone-with-a-flash-talk. Acesso em: 10 jan. 2021.
PÉREZ, Montse. La muerte de Flash: los creadores de la herramienta que revolucionó Internet cuentan su historia. El País. Madri, 29/nov./2020. Disponível em: https://elpais.com/tecnologia/2020-11-29/la-muerte-de-flash-los-creadores-de-la-herramienta-que-revoluciono-internet-cuentan-su-historia.html. Acesso em: 05 jan. 2021.
RICHNER, Jonas. How Flash games shaped the video game industry, 2020. Disponível em: https://flashgamehistory.com. Acesso em: 20 jan. 2021.
INTERNET Live Stats [observatório em tempo real criado pela W3C]. Disponível em: https://www.internetlivestats.com/internet-users. Acesso em: 20 out. 2020.
W3TECHS. Highlights of web technology surveys, December 2010: Usage of Flash is starting to decline. 2010. Disponível em: https://w3techs.com/blog/entry/highlights_of_web_technology_surveys_december_2010. Acesso em: 20 dez. 2020.
W3TECHS. Historical yearly trends in the usage statistics of client-side programming languages for websites. 2020. Disponível em: https://w3techs.com/technologies/history_overview/client_side_language/all/y Acesso em: 20 dez. 2020.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Transferência de direitos autorais:
Declaro que após aprovado para publicação a Revista Tropos editada pela Universidade Federal do Acre (UFAC), passará a ter os direitos autorais do trabalho, que se tornarão propriedade exclusiva da Revista, sendo permitida a reprodução total ou parcial desde que devidamente referenciada.