USO DO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM MOODLE NA FORMAÇÃO DOCENTE: UMA ANÁLISE DOS PROCESSOS AVALIATIVOS

Autores/as

  • Saulo Souza de Macedo Gerência de Suporte e Infraestrutura de TI - Eletrobras Distribuição Acre
  • Eunice Maia Assumpção Universidade Federal do Acre
  • Washington Luiz Aquino de Moura Centro de Educação Profissional e Tecnológica em Serviços Campos Pereira - Instituto Dom Moacyr

Resumen

Face às novas configurações na produção, circulação e apropriação do conhecimento com o advento das Tecnologias da Informação e Comunicação e sua influência na formação de profissionais em nível superior, dentre estes a formação de docente, este artigo objetiva relatar uma experiência desenvolvida em três cursos de licenciatura da Universidade Federal do Acre, envolvendo o uso do Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle no apoio ao ensino presencial de graduação. Foi ofertado um curso na Plataforma Moodle denominado “Legislação da Educação Básica com base na Lei nº 9394/96” a um universo de 156 alunos. As análises têm como foco a própria realização da ação bem como os questionários respondidos pelos alunos, avaliando aspectos acerca da complementaridade dos ambientes online e presencial e como este último agrega qualidade aos processos formativos.

Biografía del autor/a

Eunice Maia Assumpção, Universidade Federal do Acre

Eunice Maia Assumpção, natural de Mâncio Lima-Acre, possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Mato Grosso (1990), especialização em Currículo e Avaliação Educacional pela Universidade Federal do Acre (1997), Pós-Graduação Lato Sensu em Tecnologias da Informação e Comunicação (2015) e mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2003). 

É professora titular da Universidade Federal do Acre. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Planejamento e Avaliação Educacional. Atuando principalmente nos seguintes temas: Legislação Educacional, Avaliação da Aprendizagem, Avaliação Educacional nos cursos de formação de professores.

Atualmente é professora de Organização da Educação e Legislação Educacional,  Organização Curricular e Gestão Educacional nos cursos de Licenciatura na Universidade federal do Acre - UFAC, Currículo e Diversidade Cultural no curso de Pós-Graduação - Curso de Especialização para Formação de Professores online, na Faculdade de Educação UNB - Universidade Federal de Brasília. Atua como Formadora na curso de Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Gestão Escolar/ Escola de Gestores/MEC.

Citas

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Publicado

2015-12-07

Cómo citar

Macedo, S. S. de, Assumpção, E. M., & Moura, W. L. A. de. (2015). USO DO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM MOODLE NA FORMAÇÃO DOCENTE: UMA ANÁLISE DOS PROCESSOS AVALIATIVOS. TROPOS: COMUNICAÇÃO, SOCIEDADE E CULTURA (ISSN: 2358-212X), 1(4). Recuperado a partir de https://periodicos.ufac.br/index.php/tropos/article/view/423

Número

Sección

Artigos