FABRICANDO ROMANCE: O ARQUÉTIPO FEMININO EM COMÉDIAS ROMÂNTICAS
Palabras clave:
Comédia romântica; arquétipo; feminilidade; filme de gêneroResumen
Este artigo busca analisar os aspectos da construção de comédias românticas e compreender como se dá a elaboração de arquétipos e estereótipos femininos dentro do gênero. Traçando diferentes imagens midiáticas de feminilidade, arquétipos da heroína romântica e construções do papel social da mulher, o artigo expõe a estreita relação entre os papéis da mulher na sociedade e a protagonista mulher nos filmes em uma troca bilateral na qual os filmes se constroem a partir dos modelos culturais existentes e a cultura acerca da mulher se baseia em representações fílmicas. Os diferentes paradigmas são associados aos seus contextos históricos e a aproximação contextualizada propõe as comédias românticas como essa mediação de modelos da feminilidade. São explorados ainda os impactos desses estereótipos femininos no imaginário de jovens mulheres que foram educadas sobre amor e romance com esses produtos culturais.
Citas
ACONTECEU Naquela Noite. (It Happened One Night). Frank Capra. EUA: Columbia Pictures, 1943. 105 min, mono, preto e branco, 35 mm.
ALEX Strangelove. Craig Johnson. EUA: Netflix, 2018. 99 min, cor.
ALGUÉM Especial (Someone Great). Jennifer Kaytin Robinson. EUA: Netflix, 2019. 92 min, cor.
ATAQUE da Mulher de 15 Metros (Attack of the 50 Foot Woman). Nathan Juran. EUA: Allied Artists Pictures, 1958. 65 min, mono, preto e branco, 35 mm.
BONEQUINHA de Luxo (Breakfast at Tiffany’s). Blake Edwards. EUA: Allied Artists Pictures, 1961. 65 min, mono, preto e branco, 35 mm.
CRUSH à Altura (Tall Girl). Nzingha Stewart. EUA: Netflix, 2019. 101 min, cor.
LEVADA da Breca (Bringing Up Baby). Howard Hawks. EUA: RKO Radio Pictures, 1938. 102 min, mono, preto e branco, 35 mm.
LINDA Mulher, Uma. (Pretty Woman). Garry Marshall. EUA: Touchestone Pictures, 1990. 119 min, stereo, cor, 35 mm.
NOIVA em Fuga (Runaway Bride). Garry Marshall. EUA: Touchestone Pictures, 1999. 116 min, Dolby Digital, cor, 35 mm.
NOIVO Neurótico, Noiva Nervosa. (Annie Hall). Woody Allen. EUA: United Artists, 1977. 93 min, mono, cor, 35 mm.
PARA Todos Os Garotos Que Já Amei (To All The I've Loved Before). Susan Johnson. EUA: Netflix, 2018. 99min, cor.
PROPOSTA, A (The Proposal). Anne Fletcher. EUA: Touchstone Pictures, 2009. 108 min, Dolby Digital, cor, 35 mm.
QUANTO Mais Quente Melhor (Some Like It Hot). Billy Wilder. EUA: Mirisch Company, 1959. 121 min, mono, preto e branco, 35 mm.
SIERRA Burgess é uma Loser (Sierra Burgess is a Loser). Ian Samuels. EUA: Netflix, 2018. 105min, proporção: 1.85 : 1, cor.
SINTONIA do Amor (Sleepless in Seattle). Nora Ephron. EUA: TriStar Pictures, 1993. 105 min, Dolby Digital, cor, 35 mm.
TUDO acontece em Elizabethtown (Elizabethtown). Cameron Crowe. EUA: Paramount Pictures, 2005. 123 min, Dolby Digital, cor, 35 mm.
VOCÊ Nem Imagina (The Half Of It). Alice Wu. EUA: Netflix, 2020. 104 min, cor.
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