VOZES DOS FINS DOS CORPOS: MATERIALIDADES DIGITAIS VOCAIS E ESCUTAS QUEER

Autores/as

  • Daniel Magalhães de Andrade Lima Universidade Federal de Pernambuco

Palabras clave:

qualidades de voz, cultura pop, estudos do corpo, tecnologia, escuta

Resumen

Grande parte das nossas experiências com vozes acontecem a partir da vinculação entre vozes e dispositivos técnicos digitais, especialmente no que circunscreve os produtos pop. Este artigo se interessa em investigar especificamente as vocalidades que, inseridas no contexto do digital, são produzidas de maneira a serem entendidas prontamente como artificiais. Tal movimento teórico, compreende-se, pode desenvolver ferramentas que levem em conta materialidades das vozes midiáticas amplamente. Inicialmente, então, se realiza uma revisão teórica abordando concepções que vinculem a voz e o corpo na mídia. Em seguida, são desenvolvidos diálogos entre perspectivas teóricas e produtos midiáticos, visando o desenvolvimento de concepções e operadores sobre voz. Por fim, se propõem ferramentas que visem auxiliar a análise de sonoridades no contexto pop e se pontua que as vozes robóticas tendem a alargar as compreensões do que pode ser um corpo, colocando em risco perspectivas normativas.

Biografía del autor/a

Daniel Magalhães de Andrade Lima, Universidade Federal de Pernambuco

Doutorando no PPGCOM da Universidade Federal de Pernambuco

Citas

BARTHES, Roland. The grain of the voice. In: STERNE, Jonathan. (org.). The sound studies reader. London: Routledge, 2012.

BUTLER, Judith. Imitation and Gender Insubordination In FUSS, Diana. (org.) inside/out – lesbian theories/gay theories. New york and London: Routledge, 1991

CAVARERO, Adriana. Vozes plurais: filosofia da expressão vocal. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2011.

DYER, Richard. In defense of disco. In: Gay Left, Issue 08, p. 20-23. 1979. Disponível em: http://gayleft1970s.org/issues/issue08.asp. Acesso em 17 de dezembro de 2018.

FRITH, Simon. Performing Rites: On the value of popular music. MA: Harvard University Press, 1996.

GASI, Flávia. Mapas do imaginário compartilhado na experiência do jogar: o videogame como agenciador de devaneios poéticos. 2016. 310 f. Tese (Doutorado em Comunicação e Semiótica) – Programa de Estudos Pós-Graduados em Comunicação e Semiótica, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. São Paulo, 2016

GREINER, Christine. O corpo – pistas para estudos indisciplinares. Ebook: Annablume, 2013.

GUMBRECHT, Hans Ulrich. Produção de presença: o que o sentido não consegue transmitir. Rio de Janeiro: Contraponto, Ed. PUC – Rio, 2010.

HARAWAY, Donna. Manifesto Ciborgue – Ciência, tecnologia e feminismo-socialista no final do século XX In SILVA, T. T. Antropologia do ciborgue: as vertigens do pós-humano. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2016

JACOBS, Daiane. Corpo Vocal, Gênero e Performance. In. Rev. Bras. Estud. Presença, Porto Alegre, v. 7, n. 2, p. 359-381. 2017.

JAJI, Tsitsi Ella. Africa In Stereo: Modernism, Music, and Pan-African Solidarity. Nova York: Oxford University Press, 2014.

JANOTTI, Jeder. Além do rock: a música pop como uma máquina de agenciamentos afetivos. In: Revista Eco Pós – Cultura Pop, v.19, n. 3, 108 – 126. 2016. Disponível em: https://revistas.ufrj.br/index.php/eco_pos/article/download/5423/3998. Acesso em: 13 de dezembro 2018.

JARMAN-IVENS, Freya. Queer Voices: Technologies, vocalities, and the musical flaw. Nova Iorque: Palgrave Macmillan, 2011.

KELNNER, Douglas. A cultura da Mídia – estudos culturais: Identidade e política entre o moderno e o pós-moderno. São Paulo: EDUSC, 2001.

KOESTENBAUM, Wayne. The Queens Throat: (Homo)sexuality and the art of singing. In FUSS, D. (org.) inside/out – lesbian theories/gay theories. New york and London: Routledge, 1991.

NEUMARK, Norie. Introduction: The Paradox of Voice. In. NEUMARK, Norie; GIBSON, Ross; LEEUWEN, Theo. (org.) VOICE: Vocal aesthetics in Digital arts and Media. E-book: MIT Press, 2010a.

______. Doing Things with Voices: Performativity and Voice. In. NEUMARK, Norie; GIBSON, Ross; LEEUWEN, Theo. (org.) VOICE: Vocal aesthetics in Digital arts and Media. E-book: MIT Press, 2010b.

SOARES, Thiago. O pixel da voz. In: Revista Fronteiras – estudos midiáticos. Porto Alegre: Unisinos, 2014. Anais Eletrônicos. Disponível em: <revistas.unisinos.br/index.php/fronteiras/article/download/fem.2014.161.03/4001>. Acesso em: 18 de setembro de 2016.

______. Cultura pop: interfaces teóricas, abordagens possíveis. In: Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação (Intercom), 2013. Manaus. Anais Eletrônicos. Disponível em: http://www.intercom.org.br/papers/nacionais/2013/resumos/R8-0108-1.pdf. Acesso em: 18 de setembro de 2016.

Publicado

2020-09-22

Cómo citar

Magalhães de Andrade Lima, D. (2020). VOZES DOS FINS DOS CORPOS: MATERIALIDADES DIGITAIS VOCAIS E ESCUTAS QUEER. TROPOS: COMUNICAÇÃO, SOCIEDADE E CULTURA (ISSN: 2358-212X), 9(2). Recuperado a partir de https://periodicos.ufac.br/index.php/tropos/article/view/3809

Número

Sección

Dossiê - Potências políticas do pop: gênero e ativismo na cultura pop