NARRATIVAS DE PROFESSORAS: LETRAMENTO COMO TEMA DA EDUCAÇÃO INFANTIL
Palabras clave:
Professora; letramento; narrativa; educação infantil.Resumen
O artigo é parte de uma pesquisa concluída recentemente, que teve como objeto de estudo as narrativas de professoras de educação infantil da rede do município de Rio Branco, entre os anos de 2003 a 2016. Tem como objetivo explicitar como a categoria letramento foi sendo subjetivada/concebida por nove professoras, a partir das formações continuadas de que participaram. A pesquisa é de abordagem qualitativa, para a qual foi desenhado um percurso metodológico inicial, sem a pretensão de fixidez dos métodos cientificistas. A técnica de coleta das narrativas foi o grupo focal, do qual fizeram parte nove professoras com faixa etária entre 25 a 41 anos e com tempo variável de efetivo exercício na profissão docente. A base teórica que orientou o estudo no campo da linguagem foi Bakhtin/Volochínov (1997, 2003, 2014), e os críticos Brait (1997, 2016); Faraco (2009); Fiorin (2011, 2016). Sobre a temática do letramento, o diálogo foi com Soares (2012); Tfouni (2010); Kleiman (1995); Street (2014). Ao final foi evidenciado que a temática letramento foi construída a partir das formações continuadas, programadas pela Secretaria Municipal de Educação de Rio Branco. Os conflitos e tensões permanecem envoltos ao letramento, seja ele escrito no singular enquanto uma prática exclusivamente escolar, ou grafado no plural, na qualidade de fenômeno social, construção sócio histórico e ideológico. Os princípios de desenvolvimento das formações guiaram-se pela lógica da responsabilização do desempenho e do gerenciamento de resultados.
Citas
BAKHTIN, M. Estética da Criação Verbal. Trad.: Paulo Bezerra. 4. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2003.
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TFOUNI, L. V. Letramento e Alfabetização. 9ª ed. São Paulo: Cortez, 2010.
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