SEXO E RELIGIÃO NA PRODUÇÃO ARTÍSTICA DE MADONNA: UMA LEITURA PSICANALÍTICA DE UMA OBRA DA CULTURA
Palabras clave:
Madonna; Psicanálise; Sexo; Religião; CulpaResumen
O artigo discute aspectos do trabalho da cantora estadunidense Madonna a partir de dois trechos de duas de suas turnês, a Blond Ambition Tour (1990) e a Rebel Heart Tour (2015). Os trechos das turnês são utilizados para amparar discussões sobre os elementos do sexual e do religioso em uma perspectiva de conflito envolvendo o cristianismo por meio de uma leitura com o método psicanalítico. Destacam-se como referências para os procedimentos de análise e interpretação aqui adotados Freud (2010, 2011, 2012, 2013, 2014, 2015), Mezan (2002), Figueiredo (2014) e Minerbo (2000, 2012, 2013). Ao mesmo tempo em que as performances oferecem material para a discussão, toma-se o elemento da culpa para lançar um novo olhar para as obras, atribuindo-lhes novas perspectivas interpretativas. Os conceitos psicanalíticos de culpa e mal-estar são utilizados para amparar a discussão e interpretação dos materiais artísticos produzidos pela cantora que apresentam resoluções de conflito diferentes para situações parecidas. Também se apontam para os detalhes da obra que passariam despercebidos, mas que podem ser potenciais pontos de irradiação de sentido, tal qual na clínica psicanalítica. Em uma das obras há o reconhecimento do desejo e de sua afirmação, em outra há a alienação do desejo em um movimento de desresponsabilização. O estudo, por exercitar o método psicanalítico na análise de uma obra da cultura pode contribuir para aguçar a escuta do psicanalista em seu ofício clínico.
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