GÊNERO E IDENTIFICAÇÃO: A FACILITAÇÃO GRÁFICA MIDIATIZADA E O RESPEITO À DIVERSIDADE

Autores/as

  • Marli dos Santos Faculdade Cásper Líbero (FCL)
  • Izabel Marques Meo
  • Carlos Humberto Ferreira Silva Junior Universidade Estadual Paulista (Unesp/Bauru)

Palabras clave:

Comunicação, Facilitação Gráfica, Gênero, Diversidade

Resumen

Este trabalho aborda a facilitação gráfica midiatizada como narrativa na representação de gênero e na construção das identidades na sociedade contemporânea. O objetivo é verificar se a aplicação da facilitação gráfica pode elucidar as dúvidas acerca das diferenças de gênero. Para responder nossa questão de pesquisa foi realizado um estudo qualitativo, exploratório, no qual foram selecionados 10 vídeos publicados no YouTube. A seleção ocorreu por meio das palavras-chave: gênero, identidade de gênero, sexualidade e homossexualidade. Os vídeos que compõem a amostra são aqueles que apresentaram elementos característicos da técnica narrativa, popularmente conhecida como “vídeos desenhados”. Os principais autores que compõem nosso marco teórico são: Agerbeck (2012), Butler (2014), Rajamanickam (2003), Campos (2007), Menegon (2013) e Lima (1995). Após a análise de conteúdo, foi possível observar que os vídeos adotam uma linguagem padrão que, em alguns momentos, reforçam as oposições entre gêneros. Apesar disso, consideramos que a facilitação gráfica avança na tentativa de elucidar sobre essas diferenças.

Biografía del autor/a

Marli dos Santos, Faculdade Cásper Líbero (FCL)

Doutora em Comunicação e professora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Faculdade Cásper Líbero (FCL). E-mail: msantos@casperlibero.edu.br

Izabel Marques Meo

Mestra em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo (Umesp). E-mail: izabel.meo@gmail.com

Carlos Humberto Ferreira Silva Junior, Universidade Estadual Paulista (Unesp/Bauru)

Doutorando em Comunicação pela Universidade Estadual Paulista “Júlio Mesquita Filho” UNESP-Bauru. E-mail: carlos.jr@unesp.br 

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Publicado

2020-04-26

Cómo citar

Santos, M. dos, Meo, I. M., & Ferreira Silva Junior, C. H. (2020). GÊNERO E IDENTIFICAÇÃO: A FACILITAÇÃO GRÁFICA MIDIATIZADA E O RESPEITO À DIVERSIDADE. TROPOS: COMUNICAÇÃO, SOCIEDADE E CULTURA (ISSN: 2358-212X), 9(1). Recuperado a partir de https://periodicos.ufac.br/index.php/tropos/article/view/3047

Número

Sección

Artigos