20 ANOS DE PUBLICAÇÕES SOBRE TEORIA DA PRÁTICA JORNALÍSTICA NO BRASIL: UMA ABORDAGEM DE MINERAÇÃO DE DADOS
Palabras clave:
Teoria da prática; Teoria da prática dos sujeitos; Teoria da prática e jornalismo; Prática jornalística; Mineração de dados.Resumen
O artigo apresenta os resultados quanti-qualitativos de pesquisa de mineração de dados realizada junto a bancos de dados digitais que armazenam produções científicas brasileiras nos últimos 20 anos (do ano de 2000 até 2019). Inspirada na experiência teórico-metodológica de Ryfe (2017) que mapeou as principais publicações sobre teoria da prática jornalística em língua inglesa no serviço de indexação de citações científicas Web of Science, a pesquisa teve como objetivo investigar a incidência de publicações acadêmicas referentes à teoria da prática jornalística, buscando e problematizando a presença de publicações que trataram das práticas jornalísticas com ênfase na escuta dos sujeitos da produção e com o desenvolvimento das perspectivas teóricas de poder e resistência de Michel Foucault (1995; 2010). A abordagem metodológica de mineração de dados contou com etapas de exploração, organização, sistematização, quantificação e análise dos dados, possibilitando avistar um panorama da produção científica brasileira disponível nos bancos de dados pesquisados. Os resultados apontam que a teoria da prática jornalística tem sido construída e discutida no cenário científico brasileiro a partir de publicações que pouco escutam os sujeitos da produção jornalística (9% dos trabalhos), e que tampouco problematizam as noções de poder e resistência destes sujeitos através das estruturas e relações de poder vigentes (6% dos trabalhos). Os resultados ainda apresentam os principais autores teóricos utilizados pelas publicações mineradas e as variações no número de publicações por ano.
Citas
CAMILO, Cássio Oliveira. SILVA, João Carlos da. Mineração de Dados: Conceitos, Tarefas, Métodos e Ferramentas. Relatório Técnico (RT-INF_001-09), Instituto de Informática Universidade Federal de Goiás, Agosto, 2009.
CARVALHO, Deborah Ribeiro; DALLAGASSA, Marcelo. Mineração de dados: aplicações, ferramentas, tipos de aprendizado e outros subtemas. AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento, Curitiba, v. 3, n. 2, p. 82-86, jul./dez. 2014. Disponível em: <http://www.atoz.ufpr.br>. Acesso em: 23 jul 2019.
FOUCAULT, Michel. O Sujeito e o Poder. In: DREYFUS, Hubert; RABINOW, Paul. (Orgs.). Michel Foucault: Uma Trajetória Filosófica. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1995.
FALCI JÚNIOR, Geraldo Ramos. Metodologias de Mineração de Dados aplicadas a Ambientes Educacionais Online. 2010. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica, Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Campinas, 2010.
GIDDENS, Anthony. A constituição da sociedade. 2. ed. São Paulo: Martins Fonte, 2003.
MAROCCO, Beatriz. Como interrogar a prática jornalística desde uma abordagem crítica?. Anais… 16º Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo. São Paulo, novembro de 2018. Disponível em: <http://sbpjor.org.br/congresso/index.php/sbpjor/sbpjor2018/paper/viewFile/1344/898>. Acesso em: 29 jul 2019.
ORTNER, Sherry. Uma atualização da teoria da prática. Poder e projetos: reflexões sobre a agência. In.: GROSSI, Miriam Pillar; ECKERT, Cornelia; FRY, Peter Henry. (Orgs.). Reunião Brasileira de Antropologia. Conferências e práticas antropológicas (2ª ed., Goiânia, 2006). Blumenau: Nova Letra, 2007, p. 17-45.
RYFE, David. A practice approach to the study of news production. Journalism, v.19, n.2, p. 217-233, 2018.
VEIGA DA SILVA, Márcia. Trajetórias de vida e práticas jornalísticas afeitas à alteridade: a inclusão da subjetividade na subversão dos modos de objetivação do jornalismo. Anais… 16º Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo. São Paulo, novembro de 2018. Disponível em: <http://sbpjor.org.br/congresso/index.php/sbpjor/sbpjor2018/paper/viewFile/1344/900>. Acesso em 29 jul 2019.
WINKIN, Yves. A nova comunicação: Da teoria ao trabalho de campo. Campinas: Papirus, 1998.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Transferência de direitos autorais:
Declaro que após aprovado para publicação a Revista Tropos editada pela Universidade Federal do Acre (UFAC), passará a ter os direitos autorais do trabalho, que se tornarão propriedade exclusiva da Revista, sendo permitida a reprodução total ou parcial desde que devidamente referenciada.