A INSERÇÃO DE TECNOLOGIAS NA PRÁTICA DOCENTE DA DISCIPLINA DE INTRODUÇÃO À FOTOGRAFIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Palabras clave:
Tecnologias; Redes Sociais; Prática Docente; Ensino Superior; Fotografia.Resumen
Os equipamentos fotográficos passa(ra)m por frequentes transformações depois da inserção das tecnologias, mas a prática da fotografia permanece a mesma. Utilizar as redes sociais e recursos tecnológicos proporcionados pela internet, para ter uma eficácia no sistema de aprendizagem, é um desafio para os docentes. Investigar a eficácia da utilização desses recursos é dever de qualquer professor. Esta breve pesquisa é um relato de experiência de métodos híbridos com o uso das tecnologias e sua eficácia no processo de aprendizagem dos alunos da disciplina de Introdução à Fotografia do curso de Jornalismo da Universidade Federal do Acre, é uma pesquisa exploratória qualitativa. Para verificação da eficácia dos métodos, ao final da disciplina foi aplicado um questionário de avaliação. Dos 25 discentes que frequentaram a disciplina 70,37% dos alunos responderam o questionário de avaliação. Os resultados apontados foram que mais de 95% acreditam que o uso das redes sociais e das ferramentas tecnológicas contribuíram mais para o seu processo de aprendizagem.
Citas
BRITO, Glaucia da Silva; PURIFICAÇÃO, Ivonélia. Educação e nova tecnologias: um re-pensar / Glaucia da Silva Brito, Ivonélia da Purificação. 2ª ed. Curitiba: Ibpex, 2008. 139p.
BRITO, Glaucia da Silva; SIMONIAN, Michele. Conceitos de tecnologias e currículo: em busca de uma integração. In: Diálogos epistemológicos e culturais. Organizadores HAGEMEYER, Regina Cely; GABARDO, Cleusa Valério; SÁ, Ricardo Antunes. Curitiba, PR: W & A Editores, 2017. 288p.
BRITO, Glaucia da Silva. Inclusão Digital do profissional professor: entendendo o conceito de tecnologia. ANPOCS, Caxambu, MG: 2006.
DREVES, Aleta Tereza. Tempos de convergência: o perfil digital do jovem universitário da UFAC. 2015. 147 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação, 2015.
KENSKI, Vani. Moreira. Tecnologias e ensino presencial e a distância. 9. ed. Campinas, SP: Papirus, 2012. 160p.
LEMOS, A. Anjos Interativos e Retribalização do Mundo. Sobre Interatividade e Interfaces Digitais. Tendências XXI. Audiovisual, Telecomunicações, Multimedia, Dossiê Televisões. Associação Portuguesa para o Desenvolvimento das Comunicações, Lisboa, Setembro 1997. 19-29. Disponivel em: <http://www.facom.ufba.br/ciberpesquisa/lemos/interativo.pdf>. Acesso em: Março 2014.
LÉVY, P. Cibercultura. Tradução de Carlos Irineu da Costa. São Paulo: Editora 34, 1999. 264 p.
SILVA, Marco. Sala de aula interativa: educação, comunicação, mídia clássica... 7. Ed. – São Paulo: Edições Loyola, 2014.
STRAUBHAAR, J. D. Comunicação, mídia e tecnologia. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2004.
TAJRA, Sanmya Feitosa. Informática na educação: o uso de tecnologias digitais na aplicação das metodologias ativas. 10 ed. São Paulo – SP: Érica, 2019.
UFAC, Universidade Federal do Acre. Portal de Ementário. Rio Branco – Acre: 2019. Acesso em maio 2019. Disponível em: <https://portal.ufac.br/ementario>.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Transferência de direitos autorais:
Declaro que após aprovado para publicação a Revista Tropos editada pela Universidade Federal do Acre (UFAC), passará a ter os direitos autorais do trabalho, que se tornarão propriedade exclusiva da Revista, sendo permitida a reprodução total ou parcial desde que devidamente referenciada.