A INVENÇÃO DAQUELE QUE INVENTARIA O CURTA-METRAGEM: BREVES CONSIDERAÇÕES SOBRE O CINEMA DO JOVEM ALAIN RESNAIS

Autores/as

  • Daniel Velasco Leão UDESC, doutorando em Artes Visuais

Resumen

Este artigo busca refletir sobre o desenvolvimento da linguagem cinematográfica de Alain Resnais a partir de seus curtas-metragens profissionais realizados nas décadas de 1940 e 1950. Através da análise de Van Gogh, Gauguin e Guernica percebemos um modo de transformações, abandonos e permanências dos elementos cinematográficos em seus três primeiros filmes, pertencentes ao gênero cinematográfico Documentário de Arte. Estes filmes e procedimentos são associados aos demais filmes realizados por Resnais nos anos 1950 e 1960.

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Publicado

2019-07-09

Cómo citar

Leão, D. V. (2019). A INVENÇÃO DAQUELE QUE INVENTARIA O CURTA-METRAGEM: BREVES CONSIDERAÇÕES SOBRE O CINEMA DO JOVEM ALAIN RESNAIS. TROPOS: COMUNICAÇÃO, SOCIEDADE E CULTURA (ISSN: 2358-212X), 8(1). Recuperado a partir de https://periodicos.ufac.br/index.php/tropos/article/view/2536

Número

Sección

Dossiê - Potências políticas do pop: gênero e ativismo na cultura pop