MULHERES À BEIRA DO ABISMO: A CARNAVALIZAÇÃO, O GROTESCO E A TESSITURA DAS PERSONAGENS FEMININAS E DE EXPRESSÃO FEMININA NO CINEMA ALMODOVARIANO

Autores/as

Resumen

O corpus da pesquisa está delimitado à obra do cineasta Pedro Almodóvar e as categorias de análise, expostas no subtítulo do texto, são discutidas a partir do pensamento bakhtiniano. Este trabalho visa a discutir a presença dessas categorias na construção das personagens almodovarianas, tidas como transgressoras, que rompem com o maniqueísmo característico do estilo hollywoodiano, imprimindo um caráter de maior complexidade em sua constituição.

Biografía del autor/a

Clédson Luciano Miranda dos Santos, UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA - UESB

Possui graduação em Filosofia (1998) e especialização em Filosofia Contemporânea (2001) pela Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC. Mestre em Ciências Sociais (2009), com área de concentração em Sociologia (Sociologia da Arte, Sociologia do Cinema) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC/SP. Atualmente, é doutorando no Programa Educação e Contemporaneidade, da Universidade do Estado da Bahia - UNEB (campus I). É professor assistente B, em regime de Dedicação Exclusiva (DE), do Departamento de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - DFCH/UESB, campus universitário de Vitória da Conquista. 

Citas

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Publicado

2019-07-09

Cómo citar

Miranda dos Santos, C. L. (2019). MULHERES À BEIRA DO ABISMO: A CARNAVALIZAÇÃO, O GROTESCO E A TESSITURA DAS PERSONAGENS FEMININAS E DE EXPRESSÃO FEMININA NO CINEMA ALMODOVARIANO. TROPOS: COMUNICAÇÃO, SOCIEDADE E CULTURA (ISSN: 2358-212X), 8(1). Recuperado a partir de https://periodicos.ufac.br/index.php/tropos/article/view/2529

Número

Sección

Dossiê - Potências políticas do pop: gênero e ativismo na cultura pop