MULHERES À BEIRA DO ABISMO: A CARNAVALIZAÇÃO, O GROTESCO E A TESSITURA DAS PERSONAGENS FEMININAS E DE EXPRESSÃO FEMININA NO CINEMA ALMODOVARIANO

Autores

Resumo

O corpus da pesquisa está delimitado à obra do cineasta Pedro Almodóvar e as categorias de análise, expostas no subtítulo do texto, são discutidas a partir do pensamento bakhtiniano. Este trabalho visa a discutir a presença dessas categorias na construção das personagens almodovarianas, tidas como transgressoras, que rompem com o maniqueísmo característico do estilo hollywoodiano, imprimindo um caráter de maior complexidade em sua constituição.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Clédson Luciano Miranda dos Santos, UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA - UESB

Possui graduação em Filosofia (1998) e especialização em Filosofia Contemporânea (2001) pela Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC. Mestre em Ciências Sociais (2009), com área de concentração em Sociologia (Sociologia da Arte, Sociologia do Cinema) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC/SP. Atualmente, é doutorando no Programa Educação e Contemporaneidade, da Universidade do Estado da Bahia - UNEB (campus I). É professor assistente B, em regime de Dedicação Exclusiva (DE), do Departamento de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - DFCH/UESB, campus universitário de Vitória da Conquista. 

Referências

CARREGA, Jorge Manuel Neves. Aventuras em technicolor: paraliteratura e cinema transnacional na Europa Mediterrânea. Revista Tropos: comunicação, sociedade e cultura, Rio Branco, vol. 6, n. 2, p.1-13, dez., 2017.

CARLOS, Cássio S.; GUIMARÃES, Pedro M. Pedro Almodóvar: Volver (textos). São Paulo: Moderna, 2011. (Coleção Folha Cine Europeu, v. 6).

BAKHTIN, M. A cultura popular na Idade Média e no Renascimento: o contexto de François Rabelais. Trad. Yara F. Vieira. 6. ed. São Paulo: Hucitec; Brasília: Editora da UnB, 2008.

______. Problemas da poética de Dostoievski. Trad. Paulo Bezerra. 5. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2010.

DISCINI, Norma. Carnavalização. In: BRAIT, Beth (org.). Bakhtin: outros conceitos-chave. São Paulo: Contexto, 2010.

LECHTE, John. Cinquenta pensadores contemporâneos essenciais: do estruturalismo à pós-modernidade. Trad. Fábio Fernandes. Rio de Janeiro: Difel, 2002.

MELO, Andréa Mota B. A presença feminina no cinema de Almodóvar. In: CAÑIZAL, Eduardo Peñuela (org.). Urdidura de sigilos: ensaios sobre o cinema de Almodóvar. 2. ed. rev. São Paulo: Annablume, Editora da ECA/USP, 1996.

SODRÉ, Muniz; PAIVA, Raquel. O império do grotesco. Rio de Janeiro: Mauad, 2002.

TAVARES, Mirian Nogueira. Douglas Sirk, Andy Wahrol e Corín Tellado: as presenças sempiternas na obra de Almodóvar. In: 4º Congresso SOPCOM, p.1066-1075, out., 2005, Aveiro. Livro de Actas da Conferência Internacional - Repensar os media: novos contextos da comunicação e da informação. Aveiro: 4o SOPCOM, 2005. Disponível em: http://www.bocc.ubi.pt/pag/tavares-miriam-douglas-sirk-andy-wahrol-corin-tellado.pdf. Acesso em: 02/05/2019.

Downloads

Publicado

2019-07-09

Como Citar

Miranda dos Santos, C. L. (2019). MULHERES À BEIRA DO ABISMO: A CARNAVALIZAÇÃO, O GROTESCO E A TESSITURA DAS PERSONAGENS FEMININAS E DE EXPRESSÃO FEMININA NO CINEMA ALMODOVARIANO. TROPOS: COMUNICAÇÃO, SOCIEDADE E CULTURA (ISSN: 2358-212X), 8(1). Recuperado de https://periodicos.ufac.br/index.php/tropos/article/view/2529

Edição

Seção

Dossiê - Potências políticas do pop: gênero e ativismo na cultura pop