ESTÉTICA DO MONOMITO COMO ESQUEMA ITERATIVO NA OBRA EM QUADRINHOS GALVEZ, IMPERADOR DO ACRE

Autores/as

  • Carlos Frederico Silva de Oliveira Universidade Federal do Acre

Resumen

O presente trabalho tem o objetivo de arguir como funciona o esquema iterativo como fórmula, observando sob um aspecto semiótico a derivação que sofre para ser reutilizado procurando manter sempre a estrutura narrativa como recurso estético. O esquema iterativo utilizado na obra é o monomito, um dos mais extensamente utilizados no Mass media onde pode ser notado seu uso entre filmes, livros e quadrinhos como o objeto aqui analisado. Para tanto foram utilizados painéis do quadrinho e submetidos à teoria semiótica de Umberto Eco. Conclui-se que, o uso de um dado esquema iterativo pode moldar de forma diferente um mesmo conteúdo se aplicado numa outra forma de expressão.

Biografía del autor/a

Carlos Frederico Silva de Oliveira, Universidade Federal do Acre

É mestre em Letras: Linguagem e Identidade pela Universidade Federal do Acre. Possui graduação em Produção Multimídia pela Universidade Estácio de Sá, Rio de Janeiro (2008). E é designer atuante na mesma instituição.

Citas

CAVALCANTE, Maria de Nazaré. Dom Luiz Galvez na comarca da Amazônia: a transculturação em Galvez, Imperador do Acre. Rio Branco: EDUFAC, 2005.

CAMPBELL, Joseph. O herói de mil faces. 10a ed. São Paulo: Editora Pensamento Ltda, 1997.

ECO, Umberto. Tratado Geral da Semiótica. São Paulo: Editora Perspectiva, 1980.

ECO, Umberto. Apocalípticos e integrados [tradução Pérola de Carvalho]. São Paulo: Perspectiva, 2015 .

SOUZA, Márcio. Galvez Imperador do Acre. 18a ed. (1a ed. Record) Rio de Janeiro: Record, 2001.

SOUZA, Márcio. Galvez Imperador do Acre / Adaptação da obra de Márcio Souza; Ilustrações de Miguel Imbiriba; Roteiro de Domingos Demasi. – Belém : SECULT, 2004.

Publicado

2018-12-05

Cómo citar

Oliveira, C. F. S. de. (2018). ESTÉTICA DO MONOMITO COMO ESQUEMA ITERATIVO NA OBRA EM QUADRINHOS GALVEZ, IMPERADOR DO ACRE. TROPOS: COMUNICAÇÃO, SOCIEDADE E CULTURA (ISSN: 2358-212X), 7(2). Recuperado a partir de https://periodicos.ufac.br/index.php/tropos/article/view/2175

Número

Sección

Artigos