ESTRATÉGIA TRANSMÍDIA EM PLATAFORMAS DIGITAIS: A EXPERIÊNCIA DAS PALAVRAS CRUZADAS DO THE NEW YORK TIMES

Autores/as

  • Marina Lisboa Empinotti doutoranda FCT Estudos da Comunicação na Universidade da Beira Interior (UBI), Portugal.
  • Rita de Cássia Romeiro Paulino Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
  • Thiago de Amorim Caminada

Resumen

Este artigo propõe uma análise da abordagem transmidiática com que o The New York Times adaptou suas tradicionais palavras cruzadas, a partir da observação sistemática do objeto empírico de estudo. Objetiva explorar as características e funcionalidades do desenvolvimento de conteúdos jornalísticos transmídias desenvolvidas nas palavras cruzadas do tradicional jornal norte-americano. O trabalho realiza uma análise sistemática englobando as plataformas digitais da publicação, sendo dividido em dois eixos: portal e aplicativo; e rede social. São discutidos os conceitos de crossmídia e transmídia em Jenkins (2008), além de se debater noções importantes no âmbito da cultura da convergência e do consumo de informação digital.

Biografía del autor/a

Marina Lisboa Empinotti, doutoranda FCT Estudos da Comunicação na Universidade da Beira Interior (UBI), Portugal.

Jornalista e mestra em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Doutoranda FCT Estudos da Comunicação na Universidade da Beira Interior (UBI), Portugal.

Rita de Cássia Romeiro Paulino, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Professora Doutora titular do Departamento de Jornalismo da UFSC, nos cursos de Graduação e Pós-Graduação em Jornalismo.

Thiago de Amorim Caminada

Jornalista pela UNIVALI e mestre em Jornalismo pela UFSC

Publicado

2018-07-19

Cómo citar

Empinotti, M. L., Paulino, R. de C. R., & Caminada, T. de A. (2018). ESTRATÉGIA TRANSMÍDIA EM PLATAFORMAS DIGITAIS: A EXPERIÊNCIA DAS PALAVRAS CRUZADAS DO THE NEW YORK TIMES. TROPOS: COMUNICAÇÃO, SOCIEDADE E CULTURA (ISSN: 2358-212X), 7(1). Recuperado a partir de https://periodicos.ufac.br/index.php/tropos/article/view/1905

Número

Sección

Artigos