PERSUASÃO, PODER E IMAGEM: A PERPETUAÇÃO DA LINGUAGEM DE PROPAGANDA NAZISTA NAS CAMPANHAS ELEITORAIS BRASILEIRAS

Autores/as

  • Victória Ester Tavares da Costa Universidade Federal do Pará
  • Yasmin Pires Universidade Federal do Pará
  • Keicyanne Cézar da Silva
  • Mauro Celso Feitosa Maia Universidade de Brasília (UnB)

Resumen

O nazismo trouxe consigo o desenvolvimento de estratégias comunicacionais que objetivaram a adesão da população alemã ao regime. Dentre estas, o cinema é um recurso de destaque. As 1.350 produções audiovisuais encomendadas por Hitler inauguraram um legado de técnicas de persuasão imagéticas e discursivas que parecem se perpetuar na contemporaneidade. Posto isto, sob da análise de Siegfried Kracauer, o presente artigo busca articular reflexões mediante a promoção do ideal nazista por meio do cinema de propaganda, e a forma como essa estética se projeta nas atuais campanhas políticas eleitorais brasileiras.

Biografía del autor/a

Victória Ester Tavares da Costa, Universidade Federal do Pará

Mestranda em Antropologia no programa de Pós-Graduação em Antropologia da Universidade Federal do Pará (PPGA/ UFPA).

Yasmin Pires, Universidade Federal do Pará

Mestra em Filosofia pelo Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Federal do Pará (PPGFIL / UFPA).

Keicyanne Cézar da Silva

Bacharel em Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda pela Universidade da Amazônia (UNAMA).

Mauro Celso Feitosa Maia, Universidade de Brasília (UnB)

Doutorando em Comunicação Social pela Universidade de Brasília (UnB).

Publicado

2018-07-19

Cómo citar

Costa, V. E. T. da, Pires, Y., Silva, K. C. da, & Maia, M. C. F. (2018). PERSUASÃO, PODER E IMAGEM: A PERPETUAÇÃO DA LINGUAGEM DE PROPAGANDA NAZISTA NAS CAMPANHAS ELEITORAIS BRASILEIRAS. TROPOS: COMUNICAÇÃO, SOCIEDADE E CULTURA (ISSN: 2358-212X), 7(1). Recuperado a partir de https://periodicos.ufac.br/index.php/tropos/article/view/1843

Número

Sección

Artigos