A LITERATURA DE CORDEL E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA O ENSINO DA LEITURA NA SALA DE AULA

Autores/as

  • Maria das Dores Melo de Souza Universidade Federal do Acre
  • Célia Maria Barbosa de Moraes Lima Universidade Federal do Acre
  • Gisela Maria de Lima Braga Penha Universidade Federal do Acre

Resumen

RESUMO

O ensino da leitura é um desafio para a escola e, em se tratando de leitura literária, especialmente no ensino Fundamental II, pelo fato de a Literatura não ocupar, na educação brasileira, o lugar merecido, pois percebemos nas escolas, que ela tem sido deixada em segundo plano. Objetivando trabalhar a leitura literária nos gêneros textuais, encontramos no cordel, a possibilidade de associar leitura, literatura e oralidade. Assim, este artigo pretende apresentar uma proposta de intervenção com o gênero textual Cordel, como proposta de ensino. A forma em verso facilita a memorização, das formas literárias de tradição oral, ligada à situação sociocomunicativa, constitui uma marca histórica do gênero Cordel, e com todo esse dinamismo, poderá mobilizar o aluno a conhecer e construir a identificação com o gênero. A sequência didática com o cordel “No tempo da minha infância” de Bráulio Bessa aqui proposta, aborda não só a estrutura, organização, leitura e interpretação do gênero textual, mas também, as orientações para discussões, com atividades dinâmicas, motivadoras e envolventes que possibilitem uma convivência maior com o gênero cordel, objetivando levar aluno a novos conhecimentos e a uma leitura prazerosa.  Na construção deste artigo, serão abordados teóricos como, Marcuschi, Barthes Ana Cristina Marinho e Hélder Pinheiro, dentre outros.

Palavras – chave: Literatura; cordel; ensino; oralidade; escrita. 

Biografía del autor/a

Maria das Dores Melo de Souza, Universidade Federal do Acre

Professora de Língua Portuguesa da rede estadual de ensino do Acre.

Mestranda do curso profissional em Letras - PROFLETRAS.

Célia Maria Barbosa de Moraes Lima, Universidade Federal do Acre

Professora de Língua Portuguesa da rede estadual de ensino do Acre.

Mestranda do curso profissional em Letras - PROFLETRAS.

Gisela Maria de Lima Braga Penha, Universidade Federal do Acre

Professora do curso profissional em Letras - PROFLETRAS.

Citas

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:

BARTHES, R. Aula: aula inaugural da cadeira de semillogia literária do Colégio de França; tradução de Leyla Perrone-Moisés. São Paulo: Cultrix, 2013.

BRASIL. Secretaria da educação fundamental. Parâmetros curriculares nacionais/língua portuguesa. Brasília. MEC/SEF. 1998.

CANDIDO, A. Vários Escritos. Ouro sobre Azul, Rio de Janeiro, 2011.

COMPAGNON, A. Literatura para quê? Tradução de Laura Taddei Brandini. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2009.

COUTINHO, A. Notas de teoria literária. 2ª ed. Rio de Janeiro, Civilização Brasileira, 1978

MARCUSCHI, L. A. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo. Parábola Editorial, 2008.

MARINHO, A. C.; PINHEIRO, H. O cordel no cotidiano escolar: São Paulo. Cortex. 2012.

PINHEIRO, H. Poesia na sala de aula. Campina Grande: Bagagem, 2007.

PORTO, M. Um diálogo entre os gêneros textuais. Curitiba. Aymará. 2009.

SANTOS. G. N. S. A exposição oral: nos anos inicias do ensino fundamental. São Paulo: Cortex, 2012.

SOUZA, R. J. et FEBA, B. L. T. (Org.). Leitura Literária na escola: reflexões e propostas na perspectiva do letramento. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2011.

BRASIL, Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental. Brasília, MEC/SEF, (1998).

ACRE. Secretaria de Estado de Educação. Orientações Curriculares para Ensino Fundamental – Caderno 01 – Língua Portuguesa. Rio Branco – Acre, 2010.

COSTA, P. P. de M. A contribuição do cordel no processo de aprendizagem de alunos do 9º ano na escola pública municipal de Novo Lino. Artigo. Disponível em: http://www.dmd2.webfactional.com Acesso em 20 de agosto de 2016.

LIMA, F. L. A literatura de cordel na sala de aula: uma reflexão sobre a experiência no estágio de literatura ensino fundamental. Artigo. Disponível em: http://www.editorarealize.com.br Acesso em 24 de agosto de 2016.

Publicado

2017-12-19

Cómo citar

Melo de Souza, M. das D., Lima, C. M. B. de M., & Penha, G. M. de L. B. (2017). A LITERATURA DE CORDEL E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA O ENSINO DA LEITURA NA SALA DE AULA. TROPOS: COMUNICAÇÃO, SOCIEDADE E CULTURA (ISSN: 2358-212X), 6(2). Recuperado a partir de https://periodicos.ufac.br/index.php/tropos/article/view/1221

Número

Sección

Artigos