A LITERATURA DE CORDEL E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA O ENSINO DA LEITURA NA SALA DE AULA
Abstract
RESUMO
O ensino da leitura é um desafio para a escola e, em se tratando de leitura literária, especialmente no ensino Fundamental II, pelo fato de a Literatura não ocupar, na educação brasileira, o lugar merecido, pois percebemos nas escolas, que ela tem sido deixada em segundo plano. Objetivando trabalhar a leitura literária nos gêneros textuais, encontramos no cordel, a possibilidade de associar leitura, literatura e oralidade. Assim, este artigo pretende apresentar uma proposta de intervenção com o gênero textual Cordel, como proposta de ensino. A forma em verso facilita a memorização, das formas literárias de tradição oral, ligada à situação sociocomunicativa, constitui uma marca histórica do gênero Cordel, e com todo esse dinamismo, poderá mobilizar o aluno a conhecer e construir a identificação com o gênero. A sequência didática com o cordel “No tempo da minha infância” de Bráulio Bessa aqui proposta, aborda não só a estrutura, organização, leitura e interpretação do gênero textual, mas também, as orientações para discussões, com atividades dinâmicas, motivadoras e envolventes que possibilitem uma convivência maior com o gênero cordel, objetivando levar aluno a novos conhecimentos e a uma leitura prazerosa. Na construção deste artigo, serão abordados teóricos como, Marcuschi, Barthes Ana Cristina Marinho e Hélder Pinheiro, dentre outros.
Palavras – chave: Literatura; cordel; ensino; oralidade; escrita.
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