A MEMÓRIA COMO MEDIAÇÃO DA RECEPÇÃO CINEMATOGRÁFICA: AS LEITURAS DO FILME GETÚLIO PELOS IDOSOS DE SÃO BORJA-RS
Abstract
Este estudo de recepção cinematográfica tem como objetivo identificar as leituras realizadas por idosos conterrâneos do político Getúlio Vargas sobre sua filmebiografia. Dessa forma, o marco teórico é estruturado a partir da noção de memória social, das contribuições dos Estudos Culturais e das pesquisas sobre recepção cinematográfica. Os procedimentos metodológicos partem de uma abordagem qualitativa que, além da pesquisa bibliográfica e documental, utiliza-se dos procedimentos oriundos da História Oral e técnicas de pesquisa como entrevista semi-estruturada e observação participante. Verifica-se que a memória enquanto mediação social adquire força, muitas vezes, questionando a “memória midiatizada”, assumindo assim a função de operadora da apropriação.References
ALBERTI, Verena. Manual de história oral. Rio de Janeiro: FGV Editora, 2005.
BONIN, Jiani Adriana. Mídia e Memórias Sociais: Recepção midiática e configurações de memória italiana (RS), Revista Contracampo, Niterói, nº 20, p. 79-93, agosto de 2009.
BORDWELL, David, Making meaning: inference and rhetoric in the interpretation of cinema. USA, Harvard University Press, 1991.
CRUZ, Lílian Rodrigues da; GUARESCHI, Neuza Maria de Fátima. Modos de endereçamento e a recepção do texto cinematográfico. Psicol. Argum., Curitiba, v. 25, n. 49, p. 197-206, abr./jun. 2007.
CHARTIER, Roger. A Aventura do livro: do leitor ao navegador, conversações com Jean Lebrun. São Paulo: UNESP/Imprensa Oficial do Estado, 1999.
DROGUETT, Juan. Estética da recepção cinematográfica – sobre os efeitos receptivos da produção midiática. Comunicação & Inovação, São Caetano do Sul, v. 8, n. 15:(2-10) jul-dez 2007.
ECO, Umberto. Apocalípticos e integrados. São Paulo: Perspectiva, 2008.
FAUSTO, Boris. Getúlio Vargas. São Paulo: Companhia Das Letras, 2006.
HALBWACHS, Mauríce. A memória coletiva. São Paulo: Vértice, 1990.
HALL, Stuart. Codificação/decodificação. In: Da diáspora: identidades e mediações culturais. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2003.
HENN, Ronaldo. Direito à memória na semiosfera midiatizada. Revista Fronteiras – Estudos midiáticos, n. 3, v.8, São Leopoldo, 2006, p.177-184.
JACKS, Nilda Aparecida; ESCOSTEGUY, Ana Carolina. Comunicação e recepção. São Paulo: Hacker, 2005.
JENSEN, K. B.; ROSENGREN, E. Five traditions in search of the audience. Europe Journal Communication. V. 5, p. 207-23, 1990.
LEVINE, Robert M. Pai dos pobres?: o Brasil e a era Vargas. São Paulo: Companhia das Letras, 2001.
LOPES, Maria Immacolata Vassallo. Estratégias metodológicas da pesquisa de recepção. Intercom - Revista Brasileira de Comunicação, São Paulo, Vol XVI, nº 2, p. 78-86, jul/dez, 1993.
LOPES, Maria Immacolata Vassallo; BORELLI, Silvia Helena Simões; RESENDE, Vera da Rocha. Vivendo com a telenovela: mediações, recepção, teleficcionalidade. São Paulo: Summus, 2002.
MARTÍN SERRANO, Manuel. La mediación social. 2 ª ed. Madrid: Akal, 1978.
MARTÍN-BARBERO, Jesús. Dos meios às mediações: comunicação, cultura e hegemonia. Editora UFRJ, 2003.
MASCARELLO, Fernando. Os estudos culturais e a recepção cinematográfica: um mapeamento crítico. Revista ECO-Pós, v. 7, n. 2, 2009.
MASCARELLO, Fernando. Os estudos culturais e a recepção cinematográfica: um estudo crítico. In: JACKS, Nilda; SOUZA, Maria Carmem Jacob de (orgs.). Mídia e recepção: televisão, cinema e publicidade. Salvador: Edufba, 2006.
MASCARELLO, Fernando. Os estudos de recepção cinematográfica, por que não interessam à Universidade brasileira?. Contemporânea, Vol. 3, Nº 2, p 129-158, Julho/Dezembro 2005
MORLEY, David. Family television: Cultural power and domestic leisure. London: 1986.
GÓMEZ, Guillermo Orozco; REYES, Rodrigo González. Una coartada metodológica. Abordajes cualitativos en la investigación en comunicación, medios y audiencias. México: Editorial Tintable, 2012.
POLLAK, Michael. Memória, esquecimento, silêncio. Estudos históricos, n. 3, v. 2, p.3-15, Rio de Janeiro, 1989.
SILVA, Odinaldo da Costa. Domésticas - O Filme: um estudo de recepção com profissionais do Distrito Federal. Dissertação (mestrado) Programa de Pós-Graduação em Comunicação. Universidade de Brasília: Brasília, 2007.
SILVA. Dafne Reis Pedroso da. Exibições itinerantes de cinema: uma análise do contexto situacional de recepção das mostras organizadas pelo cineclube laterninha Aurélio. Sessões do imaginário, Porto Alegre, nº 22, dez. p. 88-97, 2009.
STAIGER, Janet, Interpreting films: studies in the historical reception of american cinema. Princeton: Princeton University Press, 1992.
STAM, Robert. Film theory: an introduction. Malden Mass, Balckwell Publishers, 2000.
TURNER, Graeme. Cultural studies and film. In: HILL, John; GIBSON, Pamela Church (eds.). Film studies: critical approaches. Oxford: Oxford University Press, 2000.
WOLF, Mauro. Teorias das Comunicações de Massa. São Paulo: Martins Fontes, 2005.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Transferência de direitos autorais:
Declaro que após aprovado para publicação a Revista Tropos editada pela Universidade Federal do Acre (UFAC), passará a ter os direitos autorais do trabalho, que se tornarão propriedade exclusiva da Revista, sendo permitida a reprodução total ou parcial desde que devidamente referenciada.