O TEXTO LITERÁRIO COMO CONSTRUCTO DE SENTIDOS: UMA PROPOSTA SOB O OLHAR BARTHESIANO

Autores

  • Maria Luana de Araújo Cunha Universidade Federal do Acre - UFAC
  • Gisela Maria de Lima Braga Penha Universidade Federal do Acre - UFAC UNESP/ASSIS

Resumo

RESUMO: Nesse artigo pretendemos analisar e propor caminhos relativos ao trabalho com a literatura no Ensino Fundamental como também refletir acerca da forma pela qual o texto literário é abordado, de uma maneira geral, nas aulas de literatura. São feitas, também, algumas considerações sobre a concepção de literatura e suas funções. Nesse sentido, apoiamo-nos em Aguiar e Silva, Roland Barthes, Umberto Eco, além de outros teóricos que discutem sobre essa questão. Como já apontado por estudiosos, há necessidade de reformulação do ensino de literatura, e, nesse sentido, traçamos, no presente artigo, um caminho possível por meio das três forças da literatura preconizadas por Barthes, com o objetivo de contribuir para o aprimoramento do trabalho com o texto literário no Ensino Fundamental.

Palavras-chave: Ensino Fundamental; Ensino de literatura; Teoria da literatura.

Biografia do Autor

Maria Luana de Araújo Cunha, Universidade Federal do Acre - UFAC

Sou formada em Letras, pós-graduada em Políticas de Promoção da Igualdade Racial na Escola e atualmente mestranda do curso: Profletras, oferecido pela UFRN em parceria com a UFAC.

Gisela Maria de Lima Braga Penha, Universidade Federal do Acre - UFAC UNESP/ASSIS

Professora da UFAC - Pós-doutoranda UNESP/ASSIS

Referências

REFERÊNCIAS

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Publicado

2016-12-19

Como Citar

de Araújo Cunha, M. L., & de Lima Braga Penha, G. M. (2016). O TEXTO LITERÁRIO COMO CONSTRUCTO DE SENTIDOS: UMA PROPOSTA SOB O OLHAR BARTHESIANO. TROPOS: COMUNICAÇÃO, SOCIEDADE E CULTURA (ISSN: 2358-212X), 5(2). Recuperado de https://periodicos.ufac.br/index.php/tropos/article/view/528

Edição

Seção

Artigos