DE PRINCESA ISABEL ÀS PERNAS DE SEBASTIANA: AS REPRESENTAÇÕES DA MULHER NOS RÓTULOS DE CACHAÇA

Autores

Palavras-chave:

Representação Social, Mulher, Cachaça, Rótulo

Resumo

A cachaça é uma bebida que acompanha a trajetória histórica do Brasil e possui um forte destaque nacional nas mais diferentes dimensões, como a econômica, social, política e cultural. À medida que o processo produtivo foi se desenvolvendo, a bebida foi conquistando cada vez mais consumidores, inclusive mulheres, até chegar aos dias atuais, em que a cachaça é consumida por todas as classes sociais. A datar da obrigatoriedade do uso de rótulo, em 1938, nas garrafas de cachaça comercializadas, algumas temáticas começaram a se tornar bastante recorrentes, dentre elas, a mulher. A partir disso, este artigo, de caráter qualitativo, teve como objetivo analisar as representações sobre a mulher em treze rótulos de cachaças artesanais selecionadas no Ranking Cúpula da Cachaça. Valendo-se da análise de conteúdo, desenvolvida por Bardin, e da interpretação dos dados baseada na teoria das representações sociais, particularmente nas contribuições de Serge Moscovici e Denise Jodelet para chegar no objetivo proposto. Pôde-se concluir que, apesar das transformações socioculturais recentes, imagens cristalizadas historicamente sobre o corpo feminino e o espaço doméstico ainda prevalecem nos rótulos analisados, indicando a vigência dessas representações no imaginário social brasileiro.

Biografia do Autor

Carolina Barros da Costa, Universidade Federal de Viçosa

Graduada em Secretariado Executivo Trilíngue (UFV). Mestranda em Extensão Rural (UFV).

Sheila Maria Doula, Universidade Federal de Viçosa

Graduada em Ciências Sociais (USP). Mestrado em Antropologia Social (USP). Doutorado em Antropologia
Social (USP). Professora do Programa de Pós-Graduação em Extensão Rural (PPGER/UFV).

Referências

ALMEIDA, Swanne Souza Tavares de. Bichos Boêmios: Um Estudo sobre Recorrências, Referências e Análise de Significado dos Animais nos Rótulos de Aguardente da Coleção Almirante. 2018. 400 f. Tese (Doutorado em Design) – Curso de Pós-graduação em Design, Universidade Federal de Pernambuco, Recife. Disponível em: https://attena.ufpe.br/handle/123456789/36316. Acesso em: 22 jan. 2021

ALMEIDA, Swanne; COUTINHO, Solange G. O registro de marcas no Brasil e as imitações entre rótulos de cachaça de meados do século XX. In: Proceedings of the 8th Information Design International Conference. São Paulo: Blucher, p. 1279-1290, 2017. Disponível em: http://pdf.blucher.com.br/designproceedings/cidi2017/121.pdf. Acesso em: 28 jan. 2021

ALAMBIQUE MARIA IZABEL, 2021. Disponível em: https://mariaizabel.com.br/. Acesso em: 24 maio.2021.

ARAÚJO, Clarice Fortunato. Gabriela Cravo e Canela e a Invisibilidade da Mulher Negra na Cultura Brasileira. In: Culturais, v. 7, n. 13, p. 55-82, 2016. Disponível em: https://revistarascunhos.ufms.br/files/2018/09/Rascunhos_Culturais_V_7_N_13.pdf#page=56. Acesso em: 10 março 2021.

ARRUDA, Angela. Teoria das representações sociais e teorias de gênero. In: Cadernos de pesquisa, n. 117, p. 127-147, 2002. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/cp/n117/15555. Acesso em: 18 jan. 2021. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/cordis/article/download/26894/pdf. Acesso em: 10 março 2021.

AVELINO, Yvone Dias; FLÓRIO, Marcelo. As Representações do Corpo Feminino no cinema de Hollywood: uma leitura imagética de Marilyn Monroe no star system da década de 1950. In: Cordis: Revista Eletrônica de História Social da Cidade, n. 15, 2015. Disponível em: https://revistarascunhos.ufms.br/files/2018/09/Rascunhos_Culturais_V_7_N_13.pdf#page=56. Acesso em: 10 março 2021.

BORSA, Juliane Callegaro; NUNES, Maria Lucia Tiellet. Aspectos psicossociais da parentalidade: o papel de homens e mulheres na família nuclear. In: Psicologia Argumento, v. 29, n. 64, 2017. Disponível em: https://periodicos.pucpr.br/index.php/psicologiaargumento/article/view/19835. Acesso em: 28 jan. 2021.

BRAGA, Marcus Vinicius Fernandes; KIYOTANI, Ilana Barreto. A cachaça como patrimônio: turismo, cultura e sabor. In: Revista de Turismo contemporâneo, v. 3, n. 2, 2015. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/turismocontemporaneo/article/view/776. Acesso em: 18 jan. 2021.

BRASIL. Lei n.º 8.918, de 14 de julho de 1994 (regulamentada pelo Decreto n.º 6.871, de 4 de junho de 2009)

CACHAÇA COLOMBINA, 2021. Disponível em: https://cachacacolombina.com.br/historia/. Acesso em: 28 jan. 2021.

CACHAÇA SEBASTIANA, 2021. Disponível em https://cachaçasebastiana.com.br/. Acesso em: 28 jan. 2021.

CAMPOS, Luciene Lemos; DUARTE, Luciano Rodrigues . A representação da mulher em três poemas de Jorge de Lima. In: Albuquerque: revista de história, v. 4, n. 8, 2012. Disponível em: https://desafioonline.ufms.br/index.php/AlbRHis/article/download/4017/3207. Acesso em: 10 março 2021.

CASA ANDORRA, 2021. Disponível em: https://casaandorra.mercadoshops.com.br/. Acesso em: 28 jan. 2021.

CASCUDO, Luís da Câmara. Prelúdio da cachaça. Global Editora e Distribuidora Ltda, 2016.

CRUZ, Rafaela Costa. Narrativas de consumidores de cachaça de consumidores e representação social: Construção negociada de significados. 2009. 131 f. Dissertação (Mestrado em Administração) – Curso de Pós-graduação em Administração, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte. Disponível em: https://repositorio.ufmg.br/handle/1843/BUBD-9BGG3G. Acesso em: 09 dez. 2020.

CÚPULA DA CACHAÇA, 2020. Disponível em: www.cupuladacachaça.com.br. Acesso em 11 de dez. 2020.

CUNHA, Hélia Coelho Mello. DIMINUTIVO: O GRAU QUE AFAGA OU AFASTA, 2014. Disponível em: http://www.filologia.org.br/ix_jnlflp/completos/Diminutivo.pdf. Acesso em 24 maio. 2021.

DANIEL, Rafael Claro. Pequena produção de cachaça no interior paulista: a informalidade em questão. 2016. 164 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Curso de Pós-graduação em Ciências Sociais, Faculdade de Ciências e Letras - UNESP, Araraquara. Disponível em: https://repositorio.unesp.br/handle/11449/138926. Acesso em: 18 jan. 2021.

DEL PRIORE, Mary. História das mulheres no Brasil. Unesp, 2004. Disponível em: https://democraciadireitoegenero.files.wordpress.com/2016/07/del-priore-histc3b3ria-das-mulheres-no-brasil.pdf. Acesso em: 10 março 2021.

DEVOTOS DA CACHAÇA, 2020. Disponível em: https://xn--devotosdacachaa-rmb.com.br/2019/08/22/ranking-cupula-da-cachaca-ja-tem-data-para-comecar/#comments. Acesso em 26 de junho de 2020.

DIAS, Lúcia Camargo. Expressões de Cultura nas Embalagens de Cachaça. 2006. 109 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Curso de Pós-graduação em Comunicação, Universidade Paulista, São Paulo. Disponível em: http://repositorio.unip.br/wp-content/uploads/tainacan items/191/9379/comunic_luciacarvalhomoreiradias.pdf Acesso em: 05 dez. 2020.

DITCHUN, R. Bíblia da Cachaça. 1 ed. São Paulo: Lafonte, 2018.

FRAZÃO, Maria Cristina Pereira. A imagem das mulheres nas propagandas da cerveja skol entre a objetificação e o empoderamento. 2017. 23 f. Trabalho de Conclusão de Curso, Curso de Gestão Comercial, Instituto Federal da Paraíba, Guarabira. Disponível em: https://repositorio.ifpb.edu.br/handle/177683/714. Acesso em: 20 mar. 2021.

GOMES, Letícia; CRUZ, Fábio Ssanta. Dona Beja: Uma Mulher para Além de Minas Gerais. In: III CICED - Congresso de Iniciação Científica Estágio e Docência do Campus Formosa. v. 3 n. 3 , 2018. Disponível em: https://www.anais.ueg.br/index.php/ciced/article/view/12831. Acesso em: 27 maio 2021.

IBRAC. Instituto Brasileiro da Cachaça. Estatísticas do Mercado Interno, 2019. Disponível em: http://www.ibrac.net/index.php/servicos/estatisticas/mercado-interno. Acesso em 20 maio de 2020.

JODELET, D. Representações sociais: um domínio em expansão. In: As representações sociais, v. 17, p. 44, 2001. Disponível em: https://www.researchgate.net/profile/Denise_Jodelet3/publication/324979211_Representacoes_sociais_Um_dominio_em_expansao/links/5c4897c3a6fdccd6b5c2eab1/Representacoes-sociais-Um-dominio-em-expansao.pdf. Acesso em: 18 jan. 2021.

MAPA DA CACHAÇA, 2019. Disponível em: https://www.mapadacachaca.com.br/artigos/a-falsa-historia-sobre-a-origem-da-cachaca/. Acesso em 20 maio de 2020.

MATRIARCA, 2021. Disponível em: http://matriarca.com.br/. Acesso em 24 maio de 20201.

MAUAD, Ana Maria et al. Poses e flagrantes: ensaios sobre história e fotografias. 2008.

MEDEIROS, Katruccy Tenório, et al. Representações sociais do uso e abuso de drogas entre familiares de usuários. In: Psicologia em estudo, v. 18, n. 2, p. 269-279, 2013. Disponível em: https://www.redalyc.org/pdf/2871/287128992008.pdf. Acesso em: 18 jan. 2021.

MOREIRA, Tiago De Almeida. Representações sobre a mulher no cinema brasileiro contemporâneo. In: GeoGraphos: Revista Digital para Estudiantes de Geografía y Ciencias Sociales, v. 6, n. 80, p. 180-201, 2015. Disponível em: https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=5188061. Acesso em 10 março 2021.

NOVAES, Cláudia Thais; FERNANDES, M. A. R.. Gabriela: Uma Representação da Sensualidade da Mulher Mulata na Obra de Jorge Amado, 2015. Disponível em: https://www.academia.edu/download/36806685/Gabriela__Uma_Representacao_da_Sensualidade_da_Mulher_Mulata_na_Obra_de_Jorge_Amado.pdf. Acesso em 10 março 2021.

NUNES, Lara Silva Guerreiro; NETA, Maria Rosa Oliveira. Alambiques de Cachaça em Minas Gerais: uma pesquisa exploratória. In: Cadernos da FUCAMP, v. 10, n. 12, p. 65-80, 2010. Disponível em: http://fucamp.edu.br/editora/index.php/cadernos/article/view/136. Acesso em: 18 jan. 2021.

OLIVEIRA, André Ribeiro de et al. Análise da cadeia produtiva da cachaça em Minas Gerais sob a ótica da Economia dos Custos de Transação. In: Custos e agronegócio online, v. 4, n. 3, 2009. Disponível em: http://www.custoseagronegocioonline.com.br/numero3v4/cachaca.pdf. Acesso em: 18 jan. 2021.

PACHECO, Fatiane Fernandes. As representações da mulher na propaganda televisiva brasileira: seus impactos para o exercício da cidadania. 2017. Disponível em: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/handle/riu/2413. Acesso em 10 março 2021.

RIBEIRO, J.; SCOFIELD, L. Representações de gênero nos rótulos litográficos de cachaça de Minas Gerais entre os anos 1940 e 1950.In: Histórias do Design, p. 273, 2017. Disponível em: http://eduemg.uemg.br/images/livros-pdf/catalogo-2016/Livro_EDUEMG_LDG_Miolo_HDM_DESIGN.pdf#page=273. Acesso: 24 nov. 2021.

ROCHA, Everardo. A mulher, o corpo e o silêncio: a identidade feminina nos anúncios publicitários. Revista Alceu, v. 2, n. 3, p. 15, 2001.Disponível em: http://revistaalceu-acervo.com.puc-rio.br/media/alceu_n3_Everardo.pdf. Acesso em: 12 abr. 2021.

RODRIGUES, Erick Matheus Bezerra Mendonça. As Damas do Novo Mundo: Representações Sobre as Mulheres Ameríndias nos Textos Fundacionais da América. In: Revista de História Bilros. História (s), Sociedade (s) e Cultura (s). v. 6, n. 13, p. 190-211, 2019. Disponível em: https://www.academia.edu/download/61889997/As_damas_do_Novo_Mundo20200125-80035-ruqhsh.pdf. Acesso em 10 março 2021.

SANTOS, Marli; MEO, Izabel Marques; SILVA JÚNIOR, Carlos Humberto Ferreira. Gênero e Identificação: A Facilitação Gráfica Midiatizada e o Respeito à Diversidade. Tropos: Comunicação, Sociedade e Cultura (ISSN: 2358-212X), v. 9, n. 1, 2020. Disponível em: https://revistas.ufac.br/index.php/tropos/article/view/3047. Acesso em: 27 maio 2021.

SEBRAE – Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresa. Cachaça Artesanal: Série Estudos Mercadológicos. Brasília: SEBRAE, 84p., 2012.

SILVA, Andressa Henning; FOSSÁ, Maria Ivete Trevisan. Análise de conteúdo: exemplo de aplicação da técnica para análise de dados qualitativos. In: Qualitas Revista Eletrônica, v. 16, n. 1, 2015. Disponível em: http://revista.uepb.edu.br/index.php/qualitas/article/view/2113. Acesso em: 27 maio 2021.

SILVA, C. B.; GUIMARÃES, D. D.; LIMA, J. E. Caracterização e análise da cadeia produtiva da cachaça brasileira. In: XLIII CONGRESSO SOBER. Instituições, Eficiência, Gestão e Contratos no Sistema Agroindustrial. Ribeirão Preto. 2005.

SILVA, Glauce Cerqueira Corrêa da et al. A mulher e sua posição na sociedade: da antiguidade aos dias atuais. In: Revista da SBPH, v. 8, n. 2, p. 65-76, 2005. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-08582005000200006. Acesso em 10 março 2021.

SILVA, José Tarisson Costa; SILVA, Jaine Araújo; MARTINS, Maria Clara Oliveira. Tainá: A Reencenação de Estereótipos na Narrativa do Descobrimento. Tropos: Comunicação, Sociedade E Cultura (ISSN: 2358-212X), v. 7, n. 2, 2018. Disponível em: https://periodicos.ufac.br/index.php/tropos/article/view/2081. Acesso em: 27 maio 2021

SILVA, Maria Aparecida de Moraes. O trabalho oculto nos canaviais paulistas. In: Perspectivas: Revista de Ciências Sociais, v. 39, 2011. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/perspectivas/article/view/4751. Acesso em 10 março 2021.

SILVA, Walter Ferreira; QUINTELA, Vilma Mota. Aspectos do Nacionalismo Romântico em Iracema, De José De Alencar 24. In: Caderno De Trabalhos De Conclusão De Curso-Tcc, p. 102, 2013. Disponível em: https://portal.fslf.edu.br/wp-content/uploads/2016/12/tcc_letras.pdf#page=102. Acesso em: 27 maio 2021.

SOUZA, M. A. F. de; VALE, F. N. Considerações estratégicas sobre a indústria da cachaça. In: Simpósio De Engenharia De Produção. 2004.

SOUZA, Vivian Lacerda; CUNHA, Magali do Nascimento. Aspectos sociais e publicitários na imagem da cachaça brasileira. In: Cadernos de Comunicação, v. 17, n. 1, 2013.Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/ccomunicacao/article/view/8022. Acesso em: 21 jan. 2021.

STECH, Wesley Rodrigues; PANDOLFI, Marcos Alberto Cláudio. Estudo de Viabilidade Econômica na Produção de Cachaça Artesanal.In: Revista Interface Tecnológica, v. 16, n. 1, p. 360-369, 2019. Disponível em: https://revista.fatectq.edu.br/index.php/interfacetecnologica/article/view/547. Acesso em: 18 jan. 2021.

VASCONCELOS, Vânia Nara Pereira. Visões sobre as mulheres na sociedade ocidental. In: Revista Ártemis, v. 3, 2005. Disponível em: https://search.proquest.com/openview/7f04c94490b54c5598d975f8e8430d7f/1?pq-origsite=gscholar&cbl=4708196. Acesso em 10 março 2021.

VERÍSSIMO, Lauane Sousa. A representação da mulher na publicidade das marcas Colombina e Asturia. 2020. 49 f. Trabalho de Conclusão de Curso. Graduação em Publicidade e Propaganda, Universidade Católica de Goiás, Goiás. Disponível em: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/421.Acesso em 10 março 2021.

VIDAL, Maria Fátima; GONCALVES, Marco Falcão. Produção de cachaça na área de jurisdição do BNB: mercado e estrutura da cadeia produtiva. 2008. In: XLVI CONGRESSO SOBER. Disponível em: https://ageconsearch.umn.edu/record/108876/. Acesso em: 18 jan. 2021.

WACHELKE, João Fernando Rech; CAMARGO, Brigido Vizeu. Representações sociais, representações individuais e comportamento. In: Interamerican Journal of Psychology, v. 41, n. 3, p. 379-390, 2007. Disponível em: https://www.redalyc.org/pdf/284/28441313.pdf. Acesso em: 18 jan. 2021.

WITIKOSKI, A. R. As Permanências E Contradições Visuais Nas Representações De Gênero Nos Rótulos Litográficos Paranaenses (1930− 1950). Seminário Internacional Fazendo Gênero 11 & 13th Women’s Worlds Congress (Anais Eletrônicos), Florianópolis, 2017. Disponível em: http://www.wwc2017.eventos.dype.com.br/resources/anais/1499471518_ARQUIVO_arw.pdf . Acesso em: 25 maio de 2021.

WITIKOSKI, Alan Ricardo; FRANÇA, Maureen Schaefer. As Representações de Gênero nos Rótulos Litográficos de Cachaça do Paraná. Seminário Internacional Fazendo Gênero 10 (Anais Eletrônicos), Florianópolis, 2013. Disponível em:http://www.fg2013.wwc2017.eventos.dype.com.br/resources/anais/20/1380737723_ARQUIVO_AS_REPRESENTACOES_DE_GENERO_NOS_ROTULOS.pdf. Acesso em; 29 jan. 2021.

Downloads

Publicado

2021-12-01

Como Citar

Barros da Costa, C., & Maria Doula, S. . (2021). DE PRINCESA ISABEL ÀS PERNAS DE SEBASTIANA: AS REPRESENTAÇÕES DA MULHER NOS RÓTULOS DE CACHAÇA : . TROPOS: COMUNICAÇÃO, SOCIEDADE E CULTURA (ISSN: 2358-212X), 10(2). Recuperado de https://periodicos.ufac.br/index.php/tropos/article/view/5114

Edição

Seção

Artigos