DISTRIBUIÇÃO E IDENTIFICAÇÃO: FATORES DETERMINANTES PARA O SUCESSO DAS SÉRIES NORTE-AMERICANAS NO BRASIL

Autores

  • Leonardo de Souza Moura Faculdade Cásper Líbero (FCL)
  • Ana Luiza Coiro Moraes Faculdade Cásper Líbero

Palavras-chave:

Audiovisual brasileiro; Séries; Distribuição; Identificação.

Resumo

A hipótese deste artigo é que as séries norte-americanas têm na circulação e na identificação do público os principais fatores contributivos para seu sucesso. Os aportes teóricos que identificam a força da circulação para o sucesso de produtos norte-americanos na América Latina são de Jesús Martín-Barbero e Néstor García Canclini. Os aportes teóricos que destacam o processo identificatório como determinante para o sucesso das séries são de Ien Ang e François Jost. Para mensurar a identificação brasileira com produtos norte-americanos, trazemos dados da pesquisa O Plot Twist das Séries, produzida pela Globosat em 2018, que demonstra qual a relação do público brasileiro com este formato. Concluímos que a identificação brasileira hoje com produtos norte-americanos foi construída, ao longo do século XX, sobretudo a partir da década de 1940, contribuindo para a atual demanda por produtos com estética espetacularizada em plataformas de vídeo on demand.

Biografia do Autor

Leonardo de Souza Moura, Faculdade Cásper Líbero (FCL)

Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Faculdade Cásper Líbero, São Paulo (SP), membro do Grupo de Pesquisa Estudos Culturais na Comunicação Contemporânea.

Referências

AMARAL, M. R. O valor da Netflix para o consumidor brasileiro. Disponível em https://bibliotecadigital.fgv.br/dspace/bitstream/handle/10438/17722/O%20valor%20do%20Netflix%20para%20o%20consumidor%20brasileiro.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em 8 dez.2019.

ANG, I. Watching Dallas, soap opera and the melodramatic imagination. Londres; New York: Routledge, 1985.

BASE DE TÍTULOS NETFLIX. Unofficial Netflix online Global Search. Disponível em http://unogs.com. Acesso em 10 jul.2019.

BAUMAN, Z. Ensaios sobre o conceito de cultura. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2012.

BROWN, M. E. Soap opera and women’s talk. Londres: Sage Publications, 1994.

CANCLINI, Néstor García. Consumidores e cidadãos: conflitos multiculturais da globalização. 4a. ed. Rio de Janeiro: UFRJ, 2001.

COIRO MORAES, A.L.; SANTOS, N.M.W. Memória cultural de uma pesquisa em emissora pública e as políticas públicas de extinção das fundações: o caso da TVE-RS. In Anais do XII Congresso Abrapcorp – Goiânias (GO). São Paulo, Associação Brasileira dos Pesquisadores de Comunicação Organizacional e de Relações Públicas, 2018. P. 507-522.

DU GAY, P. et al. Doing cultural studies: The history of the Sony Walkman. London: SAGE Publications. 2003.

ECO, U. Seis passeios pelos bosques da ficção. São Paulo: Companhia das letras, 1994.

IKEDA, M. G. As leis de incentivo e a política cinematográfica no Brasil a partir da “retomada”. Revista EPTIC, Vol. 17, nº 3, setembro-dezembro 2015, p. 163-177.

JOST, F. Do que as séries americanas são sintoma? Porto Alegre: Sulina, 2012.

LIMA, H. S. A Lei da TV Paga: impactos no mercado audiovisual. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Meios e Processos Audiovisuais. Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (USP). São Paulo, 2015.

MAIORES BILHETERIAS DOS CINEMAS NO BRASIL. Disponível em https://pt.wikipedia.org/wiki/Bilheteria_dos_cinemas_no_Brasil_em_2019 Acesso em 6 dez.2019

MARTIN-BARBERO, J. Dos meios às mediações: comunicação, cultura e hegemonia. Rio de Janeiro: UFRJ, 1997.

MESSA, M. R. Os estudos feministas de mídia: uma trajetória anglo-americana. ESCOSTEGUY, A. C. D. (Org.) Comunicação e gênero: a aventura da pesquisa. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2008.

MORENO, A. Cinema brasileiro: história e relações com o Estado. Niterói: EDUFF; Goiânia: CEGRAF/UFG, 1994.

O Plot Twist das Séries em Gente - Uma Conexão Globosat. https://gente.globosat.com.br/o-plot-twist-das-series/ Acesso em 14 nov.2019

ORTIZ, R. A moderna tradição brasileira. São Paulo: Brasiliense, 1994.

RUBIM, A. A. C.; BARBALHO, A. (orgs). Políticas culturais no Brasil. Salvador: EDUFBA, 2007.

RUBIM, A. A. C. Políticas culturais do Governo Lula. In BAPTISTA, M. M. (org.) Políticas públicas culturais. Coimbra: Grácio, 2014.

Downloads

Publicado

2020-04-21

Como Citar

de Souza Moura, L. ., & Coiro Moraes, A. L. (2020). DISTRIBUIÇÃO E IDENTIFICAÇÃO: FATORES DETERMINANTES PARA O SUCESSO DAS SÉRIES NORTE-AMERICANAS NO BRASIL. TROPOS: COMUNICAÇÃO, SOCIEDADE E CULTURA (ISSN: 2358-212X), 9(1). Recuperado de https://periodicos.ufac.br/index.php/tropos/article/view/3207

Edição

Seção

Dossiê - A nova Era Dourada da Televisão: as séries contemporâneas