DISTRIBUIÇÃO E IDENTIFICAÇÃO: FATORES DETERMINANTES PARA O SUCESSO DAS SÉRIES NORTE-AMERICANAS NO BRASIL

  • Leonardo de Souza Moura Faculdade Cásper Líbero (FCL)
  • Ana Luiza Coiro Moraes Faculdade Cásper Líbero
Palavras-chave: Audiovisual brasileiro; Séries; Distribuição; Identificação.

Resumo

A hipótese deste artigo é que as séries norte-americanas têm na circulação e na identificação do público os principais fatores contributivos para seu sucesso. Os aportes teóricos que identificam a força da circulação para o sucesso de produtos norte-americanos na América Latina são de Jesús Martín-Barbero e Néstor García Canclini. Os aportes teóricos que destacam o processo identificatório como determinante para o sucesso das séries são de Ien Ang e François Jost. Para mensurar a identificação brasileira com produtos norte-americanos, trazemos dados da pesquisa O Plot Twist das Séries, produzida pela Globosat em 2018, que demonstra qual a relação do público brasileiro com este formato. Concluímos que a identificação brasileira hoje com produtos norte-americanos foi construída, ao longo do século XX, sobretudo a partir da década de 1940, contribuindo para a atual demanda por produtos com estética espetacularizada em plataformas de vídeo on demand.

Biografia do Autor

Leonardo de Souza Moura, Faculdade Cásper Líbero (FCL)

Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Faculdade Cásper Líbero, São Paulo (SP), membro do Grupo de Pesquisa Estudos Culturais na Comunicação Contemporânea.

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Publicado
2020-04-21
Como Citar
de Souza Moura, L., & Coiro Moraes, A. L. (2020). DISTRIBUIÇÃO E IDENTIFICAÇÃO: FATORES DETERMINANTES PARA O SUCESSO DAS SÉRIES NORTE-AMERICANAS NO BRASIL. TROPOS: COMUNICAÇÃO, SOCIEDADE E CULTURA (ISSN: 2358-212X), 9(1). Recuperado de https://periodicos.ufac.br/index.php/tropos/article/view/3207
Seção
Dossiê - A nova Era Dourada da Televisão: as séries contemporâneas