DISTRIBUIÇÃO E IDENTIFICAÇÃO: FATORES DETERMINANTES PARA O SUCESSO DAS SÉRIES NORTE-AMERICANAS NO BRASIL

Autores

  • Leonardo de Souza Moura Faculdade Cásper Líbero (FCL)
  • Ana Luiza Coiro Moraes Faculdade Cásper Líbero

Palavras-chave:

Audiovisual brasileiro; Séries; Distribuição; Identificação.

Resumo

A hipótese deste artigo é que as séries norte-americanas têm na circulação e na identificação do público os principais fatores contributivos para seu sucesso. Os aportes teóricos que identificam a força da circulação para o sucesso de produtos norte-americanos na América Latina são de Jesús Martín-Barbero e Néstor García Canclini. Os aportes teóricos que destacam o processo identificatório como determinante para o sucesso das séries são de Ien Ang e François Jost. Para mensurar a identificação brasileira com produtos norte-americanos, trazemos dados da pesquisa O Plot Twist das Séries, produzida pela Globosat em 2018, que demonstra qual a relação do público brasileiro com este formato. Concluímos que a identificação brasileira hoje com produtos norte-americanos foi construída, ao longo do século XX, sobretudo a partir da década de 1940, contribuindo para a atual demanda por produtos com estética espetacularizada em plataformas de vídeo on demand.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Leonardo de Souza Moura, Faculdade Cásper Líbero (FCL)

Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Faculdade Cásper Líbero, São Paulo (SP), membro do Grupo de Pesquisa Estudos Culturais na Comunicação Contemporânea.

Referências

AMARAL, M. R. O valor da Netflix para o consumidor brasileiro. Disponível em https://bibliotecadigital.fgv.br/dspace/bitstream/handle/10438/17722/O%20valor%20do%20Netflix%20para%20o%20consumidor%20brasileiro.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em 8 dez.2019.

ANG, I. Watching Dallas, soap opera and the melodramatic imagination. Londres; New York: Routledge, 1985.

BASE DE TÍTULOS NETFLIX. Unofficial Netflix online Global Search. Disponível em http://unogs.com. Acesso em 10 jul.2019.

BAUMAN, Z. Ensaios sobre o conceito de cultura. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2012.

BROWN, M. E. Soap opera and women’s talk. Londres: Sage Publications, 1994.

CANCLINI, Néstor García. Consumidores e cidadãos: conflitos multiculturais da globalização. 4a. ed. Rio de Janeiro: UFRJ, 2001.

COIRO MORAES, A.L.; SANTOS, N.M.W. Memória cultural de uma pesquisa em emissora pública e as políticas públicas de extinção das fundações: o caso da TVE-RS. In Anais do XII Congresso Abrapcorp – Goiânias (GO). São Paulo, Associação Brasileira dos Pesquisadores de Comunicação Organizacional e de Relações Públicas, 2018. P. 507-522.

DU GAY, P. et al. Doing cultural studies: The history of the Sony Walkman. London: SAGE Publications. 2003.

ECO, U. Seis passeios pelos bosques da ficção. São Paulo: Companhia das letras, 1994.

IKEDA, M. G. As leis de incentivo e a política cinematográfica no Brasil a partir da “retomada”. Revista EPTIC, Vol. 17, nº 3, setembro-dezembro 2015, p. 163-177.

JOST, F. Do que as séries americanas são sintoma? Porto Alegre: Sulina, 2012.

LIMA, H. S. A Lei da TV Paga: impactos no mercado audiovisual. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Meios e Processos Audiovisuais. Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (USP). São Paulo, 2015.

MAIORES BILHETERIAS DOS CINEMAS NO BRASIL. Disponível em https://pt.wikipedia.org/wiki/Bilheteria_dos_cinemas_no_Brasil_em_2019 Acesso em 6 dez.2019

MARTIN-BARBERO, J. Dos meios às mediações: comunicação, cultura e hegemonia. Rio de Janeiro: UFRJ, 1997.

MESSA, M. R. Os estudos feministas de mídia: uma trajetória anglo-americana. ESCOSTEGUY, A. C. D. (Org.) Comunicação e gênero: a aventura da pesquisa. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2008.

MORENO, A. Cinema brasileiro: história e relações com o Estado. Niterói: EDUFF; Goiânia: CEGRAF/UFG, 1994.

O Plot Twist das Séries em Gente - Uma Conexão Globosat. https://gente.globosat.com.br/o-plot-twist-das-series/ Acesso em 14 nov.2019

ORTIZ, R. A moderna tradição brasileira. São Paulo: Brasiliense, 1994.

RUBIM, A. A. C.; BARBALHO, A. (orgs). Políticas culturais no Brasil. Salvador: EDUFBA, 2007.

RUBIM, A. A. C. Políticas culturais do Governo Lula. In BAPTISTA, M. M. (org.) Políticas públicas culturais. Coimbra: Grácio, 2014.

Downloads

Publicado

2020-04-21

Como Citar

de Souza Moura, L. ., & Coiro Moraes, A. L. (2020). DISTRIBUIÇÃO E IDENTIFICAÇÃO: FATORES DETERMINANTES PARA O SUCESSO DAS SÉRIES NORTE-AMERICANAS NO BRASIL. TROPOS: COMUNICAÇÃO, SOCIEDADE E CULTURA (ISSN: 2358-212X), 9(1). Recuperado de https://periodicos.ufac.br/index.php/tropos/article/view/3207

Edição

Seção

Dossiê - A nova Era Dourada da Televisão: as séries contemporâneas