Questões de gênero em aulas de língua inglesa do ensino fundamental

uma proposta crítica para o exercício da cidadania

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29327/210932.11.1-17%20

Palavras-chave:

Educação básica. Igualdade de gênero. Língua inglesa.

Resumo

Este artigo analisa a importância de abordar questões de gênero nas aulas de língua inglesa como uma estratégia eficaz para a desconstrução de estereótipos e promoção da igualdade de gênero. O referencial teórico utilizado está ancorado em Beauvoir (1967), Butler (2003), Fairclough (2008), Fernandes (2014), Foucault (2010, 2011), Louro (2014, 2016), Moita Lopes (2002, 2003) e Silva (2014). O objetivo é promover a igualdade de gênero, a inclusão e a consciência crítica entre os alunos/as, criando um ambiente de aprendizagem que desafie estereótipos e promova a compreensão e o respeito pelas diversas experiências de gênero. Conclui-se que abordar questões de gênero em aulas de língua inglesa é um desafio relevante e necessário para promover a igualdade de gênero. Ao proporcionar um espaço de reflexão crítica, os educadores têm o potencial de desconstruir estereótipos arraigados e contribuir para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária.

 

Biografia do Autor

Dayanny Marins Coelho, Universidade Estadual de Goiás - UEG, Goiás-Brasil

Doutoranda em Estudos Linguísticos UFG (2021). Mestra em Estudos da Linguagem UFG (2018). Especialista em Linguagens e Práticas de Ensino UEG (2023). Graduada em Letras pela Universidade Estadual de Goiás-UEG (2010). Atualmente atua como docente da mesma instituição.

Clodoaldo Ferreira Fernandes da Silva, Universidade Estadual de Goiás - UEG, Goiás-Brasil

Docente da Universidade Estadual de Goiás (UEG), Campus Sul-Morrinhos; professor da rede básica de Educação de Goiás. Doutor em Letras e Linguística pela Universidade Federal de Goiás (UFG).

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Publicado

2023-07-31

Como Citar

Coelho, D. M., & Silva, C. F. F. da. (2023). Questões de gênero em aulas de língua inglesa do ensino fundamental: uma proposta crítica para o exercício da cidadania. Muiraquitã: Revista De Letras E Humanidades, 11(1). https://doi.org/10.29327/210932.11.1-17