Lembranças escolares de estudantes de camadas populares em uma universidade pública

Autores/as

  • Débora Cristina Piotto Universidade de São Paulo, Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto, Departamento de Educação, Comunicação e Informação, São Paulo - Brasil https://orcid.org/0000-0002-9349-0218

Palabras clave:

Longevidade escolar. Classe popular. Escola pública. Universidade

Resumen

Compreendendo a permanência no sistema de ensino até seu último nível como um indicador de sucesso escolar, pesquisadores vêm desenvolvendo pesquisas, buscando explicar as condições que permitiram trajetórias escolares bem sucedidas em meios populares. Nessa direção, objetivamos com este trabalho discutir as lembranças escolares de estudantes universitários, provenientes das camadas populares. Para isso, foram analisados relatos de doze estudantes oriundos de escolas públicas dos cursos mais e menos concorridos da Universidade de São Paulo - USP. A maior parte dos universitários relatou poucas e negativas lembranças da escola. Mas, três estudantes narraram várias e positivas recordações escolares. Essa diferença é analisada à luz da teoria histórico-cultural e relacionada à qualidade da educação escolar recebida. 

Biografía del autor/a

Débora Cristina Piotto, Universidade de São Paulo, Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto, Departamento de Educação, Comunicação e Informação, São Paulo - Brasil

Doutorado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pelo Instituto de Psicologia/USP. Atua na área de Fundamentos de Educação, pesquisando principalmente os seguintes temas: camadas populares, escolas públicas, universidades públicas e trajetórias escolares.

Citas

ALMEIDA, Ana Maria F. ; ERNICA, M. Inclusão e Segmentação Social no Ensino Superior Público no Estado de São Paulo (1990-2012). Educação & Sociedade, Campinas, v. 36, 2015.

ALMEIDA, Wilson Mesquita de. Esforço contínuo: estudantes com desvantagens socioeconômicas e educacionais na USP. 2006. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, São Paulo, São Paulo, 2006.

____. Revisitando “USP para Todos?”: desafios permanentes na inclusão dos estudantes de baixa renda no ensino superior público brasileiro. Revista de Ciências Sociais, Fortaleza, v. 51, n. 3, 2020.

ARCO NETTO, Nicolau Dela Bandera. Esforço e “vocação”: a produção das disposições para o sucesso escolar entre alunos da Escola Técnica Federal de São Paulo. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade de São Paulo, São Paulo, São Paulo, 2011.

ARENHALDT, Rafael. Vidas em conexões (in)tensas na UFRGS: o Programa Conexões de Saberes como uma pedagogia do estar-junto na Universidade. Tese de Doutorado. Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, Rio Grande do Sul, 2012.

BARBOSA, Maira Alves. Estudantes de classes pobres na universidade pública: um estudo de depoimentos em psicologia social. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade de São Paulo, São Paulo, São Paulo, 2004.

BEZERRA, Paulo. Prólogo do tradutor. In: VIGOSTKI, Lev S. A construção do pensamento e da linguagem. Trad. Paulo Bezerra. SP: Ed. Martins Fontes, 2001, p. VII – XIV.

BOSI, Ecléa. Memória e sociedade: lembranças de velhos. SP: TAQueiroz, 1979.

____. A pesquisa em memória social. Psicologia USP, São Paulo, v. 4, n. 1/2, 1993.

BOURDIEU, Pierre. Compreender. In: ______ (Coord.). A miséria do mundo. Trad. Vários tradutores. Petrópolis: Vozes, 1997, p. 693-732.

Tradução

CHARLOT, Bernard. Relação com o saber e com a escola entre estudantes de periferia. Trad. Neide Luzia de Rezende. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, n. 97, 1996.

____. Da relação com o saber: elementos para uma teoria. Trad. Bruno Magne. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 2000.

CHARLOT, Bernard; BAUTIER, Elisabeth; ROCHEX, Jean-Yves. École et savoir dans les banlieues... et ailleurs. Paris: Armand Colin, 1992.

COULON, Alain. A condição do estudante: a entrada na vida universitária. Trad. Georgina G. dos Santos; Sônia M. R. Sampaio. Salvador: EDUFBA, 2008.

DAVERNE, Carole; DUTERCQ, Yves. Les bons élèves: experiénces et cadres de formation. Paris: PUF, 2013.

GONÇALVES FILHO, José Moura. Problemas de método em Psicologia Social: algumas notas sobre a humilhação política e o pesquisador participante. In: BOCK, Ana Mercês B. (Org.). Psicologia e compromisso social. São Paulo: Cortez, 2003, p. 193-239.

LACERDA, Wânia Maria G. Famílias e filhos na construção de trajetórias pouco prováveis: o caso dos iteanos. Tese de Doutorado. Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal Fluminense, Niterói, Rio de Janeiro, 2006.

LAHIRE, Bernard. O sucesso escolar nos meios populares: as razões do improvável. Trad. Ramon Américo Vasques e Sonia Goldefeder. São Paulo: Ática, 1997.

LAURENS, Jean-Paul. 1 sur 500. La réussite scolaire en milieu populaire. Tolouse: Presses Universitaires du Mirail, 1992.

LEONTIEV, Alexis N. O desenvolvimento do psiquismo. Trad. Rubens Eduardo Frias. Lisboa: Horizonte Universitário, 1978.

____. Actividad, conciencia y personalidad. Trad. Librada Leyva Soler, Rosario Bilbao Crespo y Jorge C. Potrony. Havana: Editorial Pueblo y Educacion, 1983.

MICHELAT, Guy. Sobre a utilização da entrevista não-diretiva em sociologia. In: THIOLLENT, Michel. Crítica metodológica, investigação social e enquete operária. 5. ed. São Paulo: Ed. Polis, 1987, p. 191-211.

MILLET, Mathias; THIN, Daniel. Ruptures scolaires: l´école à l´épreuve de la question sociale. Paris: PUF, 2005.

OLIVEIRA, Marta K. Escolarização e organização do pensamento. Revista Brasileira de Educação, n. 3, 1996.

____. Pensar a educação: contribuições de Vygotsky. In: CASTORINA, José A. et al. Piaget e Vygotsky: novas contribuições para o debate. São Paulo: Ática, 2005, p. 51-83.

____. Cultura e psicologia: questões sobre o desenvolvimento do adulto. SP: Hucitec, 2009.

OLIVEIRA, Marta Kohl; REGO, Teresa Cristina; AQUINO, Julio Groppa. Desenvolvimento psicológico e constituição de subjetividades: ciclos de vida, narrativas autobiográficas e tensões da contemporaneidade. Pro-Posições, v. 17, n. 2, 2006.

PANABIÈRE, Gaële H. Des “héritiers” en échec scolaire. Paris: La Dispute, 2010.

PIOTTO, Débora C. As exceções e suas regras: estudantes das camadas populares em uma universidade pública. Tese de Doutorado. Programa de Pós-graduação em Psicologia Escolar e Desenvolvimento Humano da Universidade de São Paulo, São Paulo, São Paulo, 2007.

____. Trajetórias escolares prolongadas nas camadas populares. Cadernos de Pesquisa, v. 38, n. 135, 2008.

PIOTTO, Débora; ALVES, Renata. O ingresso de estudantes das camadas populares em uma universidade pública: desviando do ocaso quase por acaso. Rev. educ. PUC-Camp. Campinas, v. 21, n. 2, 2016.

PORTES, Écio A. Trajetórias e estratégias escolares do universitário das camadas populares. 1993. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, Minas Gerais, 1993.

____. Trajetórias escolares e vida acadêmica do estudante pobre da UFMG: um estudo a partir de cinco casos. Tese de Doutorado. Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, Minas Gerais, 2001.

QUEIROZ, Maria I. P. Relatos orais: do “indizível” ao “dizível”. In: SIMSON, Von O. M. (Org.). Experimentos com histórias de vida. São Paulo: Vértice, 1988, p. 68-80.

REGO, Teresa C. Configurações sociais e singularidades: o impacto da escola na constituição dos sujeitos. In: OLIVEIRA, Marta K.; SOUZA, Denise T. R.; REGO, Teresa C. (Org.). Psicologia, educação e temáticas da vida contemporânea. São Paulo: Moderna, 2002, p. 47-77.

____. Memórias de escola: cultura escolar e constituição de singularidades. Petrópolis, RJ: Vozes, 2003.

ROCHEX, Jean-Yves. Le sens de l’experience scolaire. Paris: PUF, 1995.

____. A noção de relação com o saber: convergências e debates teóricos. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 32, n. 3, 2006.

____. Pour un usage non-dualiste des concepts vygotskiens, entre questionnements psychologiques et sociologiques. In: BERNIÉ, Jean-Paul; BROSSARD, Michel. Vygostski et l’école: apports el limites d’un modèle théorique pour penser l’éducation et la formation. França: Press Universitaire de Bordeaux, 2013, p. 263-272.

ROCHEX, Jean-Yves; CRINON, Jacques. La construction des inégalités scolaires: au coeur des pratiques et des dispositifs d´enseignement. Rennes: PUR, 2011.

ROMAINVILLE, Marc; MICHAUT, Christophe. (dir.) Réussite, échec et abandon dans l´ensignement supérieur. Bruxelles: De Boeck, 2012.

SETTON, Maria da Graça J. Um novo capital cultural: pré-disposições e disposições à cultura informal nos segmentos com baixa escolaridade. Educação e sociedade, Campinas, v. 26, n. 90, 2005.

____. A escolha e o reconhecimento pela educação: o caso de Antônio. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 41, n. especial, 2015.

SILVA, Jailson de Souza e. “Por que uns e não outros?”: caminhada de estudantes da Maré para a universidade. 1999. Tese de Doutorado. Programa de Pós-graduação em Sociologia da Pontifícia Universidade Católica, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 1999. 2 v.

SOUZA, João Vicente S. Alunos de escola pública na Universidade Federal do Rio Grande do Sul: portas entreabertas. Tese de Doutorado. Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, Rio Grande do Sul, 2009.

SOUZA, Maria do Socorro N. M. Do seringal à universidade: o acesso das camadas populares ao ensino superior público no Acre. Tese de Doutorado. Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, Minas Gerais, 2009.

TARÁBOLA, Felipe. Quando o ornitorrinco vai à universidade: trajetórias de sucesso e longevidade escolares pouco prováveis na USP; escolarização e formação de habitus de estudantes universitários das camadas populares. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade de São Paulo, São Paulo, São Paulo, 2010.

____. Aspirantes: desafios de estudantes da USP egressos de escolas públicas no contexto do novo tensionamento político-social brasileiro. 2016. Tese de Doutorado. Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade de São Paulo, São Paulo, São Paulo, 2016.

TERRAIL, Jean-Pierre. L’issue scolaire: de quelques histoires de transfuges. In: ____. Destins ouvriers. La fin d’une classe? Paris: PUF, 1990. p. 223-257.

THIOLLENT, Michel. O processo de entrevista. In: ____. Crítica metodológica, investigação social e enquete operária. 5. ed. SP: Ed. Polis, 1987. p. 79-100.

TREVISOL, Joviles V.; NIEROTKA, Rosileia L. Os jovens das camadas populares na universidade pública: acesso e permanência. Revista Katálysis, Florianópolis, v. 19, n. 1, 2016.

VIANA, Maria José B. Longevidade escolar em famílias de camadas populares: algumas condições de possibilidades. Tese de Doutorado. Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, Minas Gerais, 1998.

VIGOSTKI, Lev S. Aprendizagem e desenvolvimento intelectual na idade escolar. In: LURIA et al. Psicologia e pedagogia: bases psicológicas da aprendizagem e do desenvolvimento. Trad Rubens Eduardo Frias. São Paulo: Centauro, 2005.

____. Pensamiento y Habla. Trad Alejandro Ariel González. Buenos Aires: Colihue, 2007.

____. Quarta aula: a questão do meio na pedologia. Trad. Marcia Pileggi Vinha. Psicologia USP, São Paulo, v. 21, n. 4, 2010.

____. Sete aulas de L. S. Vigotski sobre os fundamentos da pedologia. Tradução e organização: Zoia Prestes, Elisabeth Tunes. RJ: E-papers, 2018.

Publicado

2024-07-30

Cómo citar

Piotto, D. C. . (2024). Lembranças escolares de estudantes de camadas populares em uma universidade pública. Muiraquitã: Revista De Letras E Humanidades, 12(1). Recuperado a partir de https://periodicos.ufac.br/index.php/mui/article/view/6972