MERCANTILIZAÇÃO VERSUS FORMAÇÃO HUMANA NO ENSINO SUPERIOR
NOTAS SOBRE A PRODUÇÃO ACADÊMICA
DOI:
https://doi.org/10.29327/210932.8.1-15Palabras clave:
Ensino Superior. Mercantilização. Formação Humana. Estado do conhecimento.Resumen
Considerando a ampliação do Ensino Superior no Brasil nos últimos vinte anos e a formação integral como princípio basilar de todos os níveis educacionais, o presente artigo levanta e analisa dissertações e teses produzidas na área de Educação sobre o fenômeno da mercantilização do Ensino Superior. Por meio do estado do conhecimento realizado no Banco de teses e dissertações da CAPES, utilizando – prioritariamente – as expressões mercantilização e privatização e, diante dos dados coletados, destacam-se o número de pesquisas disponíveis no referido banco entre 1988 e outubro de 2019, a distribuição por região no país e as principais temáticas debatidas. Por fim, coteja o fenômeno da mercantilização do ensino superior aos princípios da formação humana e problematiza a necessidade de ampliação desses estudos de modo a desvelar o impacto desse processo nesse nível de ensino.
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