LEITURA E FORMAÇÃO
CONTRIBUIÇÕES DA BIBLIOTECA NO RIO ARAPIUNS-ALDEIA NOVA VISTA
DOI:
https://doi.org/10.29327/210932.8.1-27Palabras clave:
Educação. Leitura. Literatura. Biblioteca. Indígena.Resumen
Este artigo relata uma pesquisa-ação que teve como objetivo investigar como a circulação de leitura se manifesta, e se ocorre de modo participativo ou não, entre os cidadãos de uma comunidade indígena. A metodologia é baseada em Franco (2005;2010;2016), e as espirais cíclicas: planejamento; ação; reflexão, que possibilitam uma reformulação das ações sempre que necessário, analisando o objeto e o processo da pesquisa continuamente. São utilizados como ancoragem teórica: Britto (2003, 2015a, 2015b); Candido (2011); Santos (2016); Saviani e Duarte (2010). Os resultados demonstram que há significativa circulação de leitura e livros na aldeia a partir da organização da biblioteca escolar; as ações de leitura têm contribuído para o aperfeiçoamento da leitura dos estudantes. Entretanto, a participação da comunidade ainda é tímida e indireta, assim como de parte do corpo docente, em suma, as pessoas da comunidade ainda não assumem a biblioteca na sua totalidade.
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