A FORMAÇÃO DA NORMALISTA RURAL EM PELOTAS-RS (1955-1971)
DOI:
https://doi.org/10.29327/210932.8.1-14Palabras clave:
Educação rural. Currículo. Formação docente. Vocação.Resumen
No Brasil, a política nacional de formação de professoras rurais tinha como base teórica os princípios dos defensores do Ruralismo Pedagógico, que defendiam uma formação educacional específica para a educação rural com intuito de tirar o país do atraso científico e conter o êxodo rural. Nesse sentido, o presente artigo visa analisar o currículo para a formação de professoras rurais na cidade de Pelotas-RS, entre os anos de 1955 e 1971, tendo como locus de investigação a Escola Normal Regional Imaculada Conceição que funcionou no município de Pelotas-RS durante tais anos e foi administrada pela Igreja Católica. Utiliza-se como fontes, relatórios, atas, regimentos e entrevistas realizadas com ex-alunas da escola. Concluiu-se que, diferente dos anseios dos ruralistas, a formação prática rural não era o foco desta escola, mas sim um currículo propedêutico, científico e cristão.
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