ENSINO E APRENDIZAGEM DE PORTUGUÊS COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA, SEGUNDA LÍNGUA/LÍNGUA ADICIONAL: DIÁLOGOS COM ESTUDOS DE LÍNGUA(GENS) DE CARÁTER MULTI/INTER/TRANS/INDISCIPLINAR

Authors

  • Shelton Lima de Souza Universidade Federal do Acre
  • Paula Tatiana da Silva Universidade Federal do Acre

DOI:

https://doi.org/10.29327/212070.7.2-1

Keywords:

ENSINO E APRENDIZAGEM, LÍNGUA ESTRANGEIRA, SEGUNDA LÍNGUA/LÍNGUA ADICIONAL

References

ALMEIDA FILHO, J. C. P. de; CUNHA, M. J. C. Projetos iniciais em português para falantes de outras línguas. Brasília, DF: EdUnB; Campinas, SP: Pontes Editores, 2007.

BOLSAS a alunos estrangeiros são ofertadas pela UFAC. Disponível em: http://bit.ly/370Bztw. Acesso em: 15 maio 2018.

CORACINI, M. J. A Celebração do Outro: arquivo, memória e identidade línguas (materna e estrangeira), plurilinguismo e tradução. Campinas: Mercado de Letras, 2007

DOLZ, J.; NOVERRAZ, M.; SCHNEUWLY, B. Sequências Didáticas para o oral e a escrita: apresentação de um procedimento. In: DOLZ, J.; SCHNEUWLY, B. Gêneros orais e escritos na escola. Trad. Roxane Rojo e Glaís Sales Cordeiro. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2004, pp. 81-108.

GARCIA, M. S. Uma análise tipológica-sociolinguística na comunidade indígena Terena de Ipegue: extinção e resistência. Tese (Linguística. 250 p. Goiânia: UFG, 2007).

MAHER, T. J. M. Do casulo ao movimento: a suspensão das certezas na educação bilíngue e intercultural. In: CAVALCANTI, M. C.; BORTONI-RICARDO, S. M. Transculturalidade, Linguagem e Educação. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2007, pp. 67-94.

OLIVEIRA, G. C. de A.; SILVA-ANTUNES, P. T. Política Linguística. In: ALBUQUERQUE, G. R.; SARRAF-PACHECO, A. (Orgs.). Uwa’kürü – Dicionário Analítico – v. 3. Rio Branco (AC): Nepan Editora, 2018, pp. 172-182. Disponível em http://bit.ly/2uVpNmb.

QUADROS, R. M. Libras. São Paulo: Parábola, 2019.

SOUZA, S. L.; PADILHA, R. N. Os Jaminawa em contexto escolar não indígena: um olhar sobre seus textos escritos e questões de ensino. In. SOUZA, S. L. (Org.). O Ensino de Língua Portuguesa na Contemporaneidade em Diferentes Perspectivas. Curitiba: CRV, 2014, pp. 57-166.

SOUZA, S. L.; PADILHA, R. N. Aprendizagem de Português escrito por indígenas Jaminawa: dificuldades e estratégias facilitadoras. Muiraquitã, Rio Branco, v. 4, n. 2, 2016. Disponível em: http://bit.ly/2RkB8Uw.

SOUZA, S. L. Povo e língua Jaminawa (variedade de Kayapucá): da realidade social às formas linguísticas e às categorias Aspecto-temporal, Modo e Negação. Tese (Linguística. 261 p. Rio de Janeiro: UFRJ, 2017).

SOUZA, S. L. Aspectos (sócio)linguísticos dos indígenas Jaminawa da aldeia Kayapucá. The Especialist, São Paulo, v. 39, n. 2, 2018. Disponível em: http://bit.ly/30qkCGs.

VARGAS, V. G. L.; SOUZA, S. L. de. Os “entre-lugares” em cena: silenciamentos e invisibilidades (sócio)linguísticas de surdos e indígenas no Brasil. In. BAGIO, V. (Org). DNA da Educação. 2 ed., Veranópolis: Diálogo Freiriano, 2019, pp. 304-320.

Published

2019-12-31

How to Cite

Lima de Souza, S., & da Silva, P. T. . (2019). ENSINO E APRENDIZAGEM DE PORTUGUÊS COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA, SEGUNDA LÍNGUA/LÍNGUA ADICIONAL: DIÁLOGOS COM ESTUDOS DE LÍNGUA(GENS) DE CARÁTER MULTI/INTER/TRANS/INDISCIPLINAR. Muiraquitã: Revista De Letras E Humanidades, 7(2). https://doi.org/10.29327/212070.7.2-1

Issue

Section

APRESENTAÇÃO