A PRODUÇÃO DO ESPAÇO URBANO
UMA ANÁLISE A PARTIR DO CENTRO DE RIO BRANCO - ACRE
Abstract
O presente artigo tem por objetivo analisar o espaço urbano do centro de Rio Branco (Acre) a partir das (re) construções identitárias dessa localidade. Com foco nas discussões epistemológicas que orientam uma concepção de espaço originada do princípio anti-mercadológico no processo de geração cultural posta na estética do centro de Rio Branco. Para isso, realizamos uma pesquisa bibliográfica utilizando como referencial teórico-metodológico os seguintes autores: Suertegaray (2001); Schmid; (2012) e Santos (1977) com as categorias relacionadas ao espaço urbano e seus significados. O estudo apontou que a produção espacial e da paisagem do centro de Rio Branco são orientadas por uma lógica mercadológica para o acúmulo de capital e pouco se preocupa com aspectos socioculturais e necessidades atreladas as diferentes identidades acreanas. Nessa perspectiva, propomos como alternativa possível para se desvencilhar dessa lógica mercadológica imposta por agentes sociais dominantes, uma postura anti-mercadológica que se caracteriza pela consideração aos sujeitos marginalizados e suas epistemologias evidenciadas pelo seu modo de interpretar e experienciar o centro de Rio Branco/AC.