A PRODUÇÃO DO ESPAÇO URBANO

UMA ANÁLISE A PARTIR DO CENTRO DE RIO BRANCO - ACRE

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Abstract

O presente artigo tem por objetivo analisar o espaço urbano do centro de Rio Branco (Acre) a partir das (re) construções identitárias dessa localidade. Com foco nas discussões epistemológicas que orientam uma concepção de espaço originada do princípio anti-mercadológico no processo de geração cultural posta na estética do centro de Rio Branco. Para isso, realizamos uma pesquisa bibliográfica utilizando como referencial teórico-metodológico os seguintes autores: Suertegaray (2001); Schmid; (2012) e Santos (1977) com as categorias relacionadas ao espaço urbano e seus significados. O estudo apontou que a produção espacial e da paisagem do centro de Rio Branco são orientadas por uma lógica mercadológica para o acúmulo de capital e pouco se preocupa com aspectos socioculturais e necessidades atreladas as diferentes identidades acreanas. Nessa perspectiva, propomos como alternativa possível para se desvencilhar dessa lógica mercadológica imposta por agentes sociais dominantes, uma postura anti-mercadológica que se caracteriza pela consideração aos sujeitos marginalizados e suas epistemologias evidenciadas pelo seu modo de interpretar e experienciar o centro de Rio Branco/AC.

Published

2024-07-31

How to Cite

Caio Moreno, & Morais, M. de J. (2024). A PRODUÇÃO DO ESPAÇO URBANO: UMA ANÁLISE A PARTIR DO CENTRO DE RIO BRANCO - ACRE. Jamaxi, 8(1). Retrieved from https://periodicos.ufac.br/index.php/jamaxi/article/view/7834

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Section

ARTIGO