PINŨ BUKAWẼ (VAMOS COMER?):
A INTEGRAÇÃO DE PRÁTICAS ALIMENTARES DA/NA EDUCAÇÃO ESCOLAR HUNI KUĨ
Abstract
Este trabalho surgiu a partir das disciplinas “Tópicos Especiais III – Comidas e saberes: comensalidades, culturas e identidades alimentares”, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Letras: Linguagem e Identidade da Universidade Federal do Acre (PPGLI/Ufac) e da "História da História Cultural", pertencente ao Programa de Pós-Graduação em História da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS). O objetivo delineado foi compreender as formas de saberes-sabores da educação escolar Huni Kuĩ, observando a preservação, valorização e integração dos conhecimentos ancestrais e alimentícios na formação educacional dessa comunidade, consolidando um fluxo entre educação, saberes e sabores. Dessa forma, os aspectos teórico-metodológicos consistiram em revisão bibliográfica, a qual se fundamentou na análise dos textos discutidos durante as aulas, complementada por referências provenientes de estudos antropológicos e educacionais específicos sobre a interseção entre alimentação e educação escolar na comunidade Huni Kuĩ do Jordão e Tarauacá, Acre. Assim, a nossa base consistiu em: Wrangham (2010), Rossi (2014), Fiori (2015), Fernández-Armesto (2004), entre outros. Portanto, a jornada através dos saberes e sabores na educação escolar Huni Kuĩ da aldeia Mibayã na Terra Indígena Praia do Carapanã revelou-se uma imersão profunda na comporcepção de um povo cuja identidade está inextricavelmente ligada à sua relação com a alimentação e o meio ambiente.
PALAVRAS-CHAVE: Educação. Alimentação. Saberes-fazeres.