UMA BREVE ANÁLISE DA DIVERSIDADE TEXTUAL DA REVISTA JORNAL DAS MOÇAS E A SUA REPRESENTAÇÃO DO PAPEL DAS MULHERES BRASILEIRAS NO DECORRER DO ANO DE 1960

Authors

  • Edivaldo Rafael de Souza Graduado em História pelo Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM); Pós-graduado em Metodologia do Ensino de Sociologia pelo Instituto Superior de Educação Ateneu (ISEAT).

Abstract

Utilizando-se de fragmentos jornalísticos da Revista Jornal das Moças (RJ), durante o ano de 1960, essa pesquisa analisa diferentes publicações que eram dirigidas às leitoras dessa época. O trabalho destaca, de forma breve, os primórdios da atuação das mulheres no referido meio de imprensa. Sabe-se que, mesmo com o surgimento de movimentos que visavam a emancipação social das mulheres, elas ainda tinham que enfrentar sérias questões no período supracitado, pois boa parte da sociedade brasileira insistia em dividir os espaços entre público e privado, sendo que, na percepção dessas pessoas, as mulheres pertenciam ao espaço doméstico. Isso é retratado no meio de imprensa aqui destacado.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Edivaldo Rafael de Souza, Graduado em História pelo Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM); Pós-graduado em Metodologia do Ensino de Sociologia pelo Instituto Superior de Educação Ateneu (ISEAT).

Graduado em História pelo Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM); Pós-graduado em Metodologia do Ensino de Sociologia pelo Instituto Superior de Educação Ateneu (ISEAT).

Published

2024-07-30

How to Cite

Souza, E. R. de. (2024). UMA BREVE ANÁLISE DA DIVERSIDADE TEXTUAL DA REVISTA JORNAL DAS MOÇAS E A SUA REPRESENTAÇÃO DO PAPEL DAS MULHERES BRASILEIRAS NO DECORRER DO ANO DE 1960. Jamaxi, 8(1). Retrieved from https://periodicos.ufac.br/index.php/jamaxi/article/view/7470

Issue

Section

ARTIGO