ENSINO DE HISTÓRIA MEDIEVAL E A MONITORIA ACADÊMICA NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA

Authors

  • Veronica Aparecida Silveira Aguiar Universidade Federal de Rondônia - UNIR
  • Vanessa Israel Cabreira UNIR

Abstract

O presente artigo tem como objetivo refletir as atividades vivenciadas de monitoria e mostrar as experiências na disciplina de História Medieval, realizadas com a turma do segundo período de Licenciatura em História na Universidade Federal de Rondônia (UNIR), durante o segundo semestre de 2019. A ementa do curso de História Medieval, junto com o programa de monitoria, proporcionou aos alunos uma ampla formação de pensamento crítico em História e contribuiu para o desenvolvimento da futura docente monitora, através das experiências adquiridas durante as atividades de monitoria. O programa de monitoria em História medieval, buscou intermediar a produção de conhecimento dos discentes para aprofundar a descolonização da Idade Média, através de um dos métodos avaliativos da disciplina, a apresentação do medievo por meio dos filmes indicados pela docente e articulados com os textos trabalhados em sala de aula, o que colaborou para debater o pós-colonialismo. Para aprofundar o pensamento decolonial historiográfico medievalístico, foram utilizados os conceitos de “Consciência histórica” de Jörn Rüsen e a crítica desenvolvida por Edward Said em relação ao “Orientalismo”.

Author Biography

Veronica Aparecida Silveira Aguiar, Universidade Federal de Rondônia - UNIR

É professora de História Antiga, Medieval e Ensino de História do Departamento de História e docente do Programa de Pós-graduação em História e Estudos culturais da Universidade Federal de Rondônia, Campus José Ribeiro Filho, em Porto Velho. Tem como principais temas de pesquisa: transformação social, Ordem religiosa, franciscanismo, Intelectuais e educação Institucionais na Idade Média, Ensino de História e formação de professores 

Published

2022-08-26

How to Cite

Aguiar, V. A. S., & Israel Cabreira, V. (2022). ENSINO DE HISTÓRIA MEDIEVAL E A MONITORIA ACADÊMICA NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA. Jamaxi, 6(1). Retrieved from https://periodicos.ufac.br/index.php/jamaxi/article/view/6093

Issue

Section

ARTIGO