ENSINO DE HISTÓRIA MEDIEVAL E A MONITORIA ACADÊMICA NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA
Abstract
O presente artigo tem como objetivo refletir as atividades vivenciadas de monitoria e mostrar as experiências na disciplina de História Medieval, realizadas com a turma do segundo período de Licenciatura em História na Universidade Federal de Rondônia (UNIR), durante o segundo semestre de 2019. A ementa do curso de História Medieval, junto com o programa de monitoria, proporcionou aos alunos uma ampla formação de pensamento crítico em História e contribuiu para o desenvolvimento da futura docente monitora, através das experiências adquiridas durante as atividades de monitoria. O programa de monitoria em História medieval, buscou intermediar a produção de conhecimento dos discentes para aprofundar a descolonização da Idade Média, através de um dos métodos avaliativos da disciplina, a apresentação do medievo por meio dos filmes indicados pela docente e articulados com os textos trabalhados em sala de aula, o que colaborou para debater o pós-colonialismo. Para aprofundar o pensamento decolonial historiográfico medievalístico, foram utilizados os conceitos de “Consciência histórica” de Jörn Rüsen e a crítica desenvolvida por Edward Said em relação ao “Orientalismo”.