JORNALISMO E SOCIEDADE: AS CONCEPÇÕES DE AMAZÔNIA NOS DISCURSOS DA AGÊNCIA DE NOTÍCIAS AMAZÔNIA REAL
Abstract
Resumo: Neste artigo, nosso propósito é observar os discursos criados a respeito da Amazônia pelo jornalismo, com especial atenção à produção da agência de notícias Amazônia Real. Para contextualizar nossa reflexão, iniciaremos o artigo recapitulando o modo como, historicamente, a Amazônia foi caracterizada pelo olhar exógeno de exploradores e colonizadores europeus, que propuseram os primeiros discursos e imagens sobre a região. Em seguida, abordaremos a relação intrínseca que o jornalismo mantém com a sociedade, convertendo-se em importante dispositivo de conhecimento, responsável pela instauração de discursividades na vida social. Por último, recuperaremos algumas visões homogeneizantes a respeito da Amazônia reiteradas pelo jornalismo hegemônico, para, logo após, comentar as concepções de Amazônia que emergem nos discursos da agência Amazônia Real.
Palavras-chave: Amazônia; Sociedade; Jornalismo, Valores-notícia, Discursividades.