A LITERATURA INFANTIL INDÍGENA COMO RECURSO DE IMERSÃO LITERÁRIA DE ALUNOS INDÍGENAS

Autores

  • Paulo Fernando Borges Ferreira Professor Municipal em Boa Vista RR. Universidade Federal de Roraima (Programa de Mestrado em Letras - PPGL/UFRR) Bolsista CAPES.

Resumo

Este estudo trata-se de uma apresentação de intervenção literária realizada em uma das aulas de um professor indígena do povo macuxi de Roraima, em uma turma de 1° ano da Escola Estadual Indígena Tuxaua Antônio Horácio, localizada na comunidade Boca da Mata, dentro da terra indígena de São Marcos em Pacaraima, município fronteira com a Venezuela, no limite norte do Estado de Roraima. Assim, o objetivo deste trabalho é compreender a literatura infantil indígena como um recurso para imersão literária de alunos indígenas. Para cumprir essa finalidade, com base em trabalho exploratório de pesquisa bibliográfica qualitativa e, posteriormente, com base em trabalho de pesquisa participante, o estudo contextualizou teóricos e evidencia, em trabalho de campo, os benefícios da literatura infantil indígena para estabelecer contato literário com alunos do ensino fundamental. Compreender uma didática inclusiva que possibilite a integral formação do aluno pode contribuir significativamente para o exercício amplo de uma formação educacional inovadora que facilita oportunidades de exercício cidadão coletivo e enobrecedor do aluno. Este trabalho ainda pode servir como um mecanismo de identificação de um trabalho pedagógico que contextualiza diferentes culturas e que serve como um meio para comunicar suas realidades, ampliando horizontes para a educação.      

Palavras-chave: Literatura infantil Indígena. Leitura. Didática de Ensino.

 

Biografia do Autor

Paulo Fernando Borges Ferreira, Professor Municipal em Boa Vista RR. Universidade Federal de Roraima (Programa de Mestrado em Letras - PPGL/UFRR) Bolsista CAPES.

Indígena do Povo Macuxi de Roraima
Professor Acadêmico do Curso de Pedagogia na FATESP 
Professor Municipal (Boa Vista - RR)

Bacharel em Direito
Pedagogo
Licenciado em Letras/Espanhol
Pós-graduado em Atendimento Educacional Especializado - AEE e Educação Especial
Pós-graduando em Educação Indígena
Pós-graduando em Ensino da Língua Espanhola
Mestrando em Letras - UFRR




Downloads

Publicado

2022-08-26

Como Citar

Ferreira, P. F. B. (2022). A LITERATURA INFANTIL INDÍGENA COMO RECURSO DE IMERSÃO LITERÁRIA DE ALUNOS INDÍGENAS. Jamaxi, 6(1). Recuperado de https://periodicos.ufac.br/index.php/jamaxi/article/view/5843

Edição

Seção

ARTIGO