HISTÓRIA, IDEOLOGIA E MÍDIAS SOCIAIS NO ENSINO DE HISTÓRIA: O CASO BRASIL PARALELO
Abstract
O artigo tem como objetivo analisar a construção política ideológica da narrativa da série “Brasil: a última cruzada”, produzido pela empresa Brasil Paralelo. Após uma análise preliminar, foi possível verificar que a empresa utiliza de fragmentos históricos, todavia, sem suas respectivas referências a arquivos e bibliografia. Partindo disso, foi possível identificar que se trata este material, de um panfleto político-ideológico, que usa a História para seus fins políticos. Partimos dos conceitos de ideologia de Michael Löwy e Terry Eagleton, para compreender o espectro ideológico do material. E utilizamos as tipologias narrativas de Jörn Rüsen, para compreender a construção narrativa do capítulo. A partir desses referenciais teóricos e metodológicos, identificamos que a empresa busca realizar um (pseudo) revisionismo histórico, contudo, negando a ciência e seus aparatos. Mesmo nestas condições, essa narrativa, pela sua capacidade estética e de facilidade de acesso, tem sido utilizada como material para o ensino de história. Dessa forma, problematizar e questionar esse tipo de produção se faz necessário, para denunciar a ausência de empiria e método nesses materiais e o propósito, ideológico-lucrativo, por trás dessas produções.