O ENTRE-LUGAR DA FORMAÇÃO PROFISSIONAL DE DOCENTES A PARTIR DO PIBID: FRONTEIRAS ENTRE SER ESTUDANTE E PROFESSOR
Abstract
Este trabalho refere-se a uma reflexão quanto às questões intrínsecas de fronteira e suas proposições, as quais incidem no processo formativo de acadêmicos dos cursos de licenciaturas das universidades federais, em face das competências exigidas para o futuro professor. Sendo de caráter bibliográfico e documental, tal discussão baseia-se na noção de entre-lugares como forma de compreender que a formação docente é um espaço que transita para além das universidades, fornecendo oportunidades para interpretar a função da profissão e suas práticas. À vista disso, tem como objetivo discutir essa realidade a partir da perspectiva consubstanciada pelo Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID, que como política de formação docente desfaz a cultura dissidente existente entre universidades e escolas. Aqui, o professor supervisor e o futuro docente dentro de suas especificidades, tornam-se sujeitos desta pesquisa ao validar o PIBID como um ‘trampolim’ que ultrapassa a margem de suas atuações, permitindo assim perceber que a multiplicidade que demarca suas identidades é constituída através das relações e condições propostas a partir de diferentes contextos.