A FORMAÇÃO OFERECIDA NO CURSO DE PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE DO PARANÁ (UENP) EM ANÁLISE

Autores

  • Viviani Fernanda Hojas Universidade Federal do Acre (UFAC)
  • Érica Tatiana de Almeida Santos Guilherme Universidade Estadual do Norte do Paraná – UENP – Centro de Ciências Humanas e da Educação – Campus Jacarezinho

Resumo

O presente estudo teve como objetivo analisar a formação oferecida no curso de Pedagogia da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP - Campus de Jacarezinho). A investigação foi realizada por meio de pesquisa documental que focalizou os Projetos Pedagógicos de Curso (PPCs) de 2011 e 2020 da referida instituição de ensino. O trabalho analítico buscou identificar possíveis avanços e/ou retrocessos na formação dos/as futuros/as pedagogos/as com base nas mudanças introduzidas no novo projeto pedagógico do curso de Pedagogia, especialmente aquelas relativas à matriz curricular e ao estágio curricular supervisionado. A análise efetuada evidenciou que tais mudanças sinalizam avanços significativos em termos formativos. Por fim, o texto destaca que a educação escolar (e a não-escolar) está assentada fundamentalmente no trabalho dos profissionais formados nos cursos de Pedagogia.

Biografia do Autor

Érica Tatiana de Almeida Santos Guilherme, Universidade Estadual do Norte do Paraná – UENP – Centro de Ciências Humanas e da Educação – Campus Jacarezinho

Graduanda do curso de Pedagogia da Universidade Estadual do Norte do Paraná – UENP – Centro de Ciências Humanas e da Educação – Campus Jacarezinho.

Downloads

Publicado

2021-12-31

Como Citar

Hojas, V. F., & Guilherme, Érica T. de A. S. (2021). A FORMAÇÃO OFERECIDA NO CURSO DE PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE DO PARANÁ (UENP) EM ANÁLISE. Jamaxi, 5(2). Recuperado de https://periodicos.ufac.br/index.php/jamaxi/article/view/5888