HISTÓRIA, IDEOLOGIA E MÍDIAS SOCIAIS NO ENSINO DE HISTÓRIA: O CASO BRASIL PARALELO

Autores

  • Mauro Henrique Miranda de Alcântara Instituto Federal de Rondônia
  • Rebeca de Paula Belmont Instituto Federal de Rondônia
  • Maria Gabrielli Favoretti Fornazier Instituto Federal de Rondônia

Resumo

O artigo tem como objetivo analisar a construção política ideológica da narrativa da série “Brasil: a última cruzada”, produzido pela empresa Brasil Paralelo. Após uma análise preliminar, foi possível verificar que a empresa utiliza de fragmentos históricos, todavia, sem suas respectivas referências a arquivos e bibliografia. Partindo disso, foi possível identificar que se trata este material, de um panfleto político-ideológico, que usa a História para seus fins políticos. Partimos dos conceitos de ideologia de Michael Löwy e Terry Eagleton, para compreender o espectro ideológico do material. E utilizamos as tipologias narrativas de Jörn Rüsen, para compreender a construção narrativa do capítulo. A partir desses referenciais teóricos e metodológicos, identificamos que a empresa busca realizar um (pseudo) revisionismo histórico, contudo, negando a ciência e seus aparatos. Mesmo nestas condições, essa narrativa, pela sua capacidade estética e de facilidade de acesso, tem sido utilizada como material para o ensino de história. Dessa forma, problematizar e questionar esse tipo de produção se faz necessário, para denunciar a ausência de empiria e método nesses materiais e o propósito, ideológico-lucrativo, por trás dessas produções.

Biografia do Autor

Rebeca de Paula Belmont, Instituto Federal de Rondônia

Bolsista de Iniciação Científica de Nível Médio (IC-EM) no projeto de pesquisa: “Brasil Paralelo e o
Revisionismo Histórico: Análise Narrativa da Série “Brasil: A Última Cruzada”. Estudante do curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio, do IFRO, Campus Cacoal.

Maria Gabrielli Favoretti Fornazier, Instituto Federal de Rondônia

Colaboradora de Iniciação Científica de Nível Médio (IC-EM) no projeto de pesquisa: “Brasil Paralelo e o
Revisionismo Histórico: Análise Narrativa da Série “Brasil: A Última Cruzada”. Estudante do curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio, do IFRO, Campus Cacoal.

Downloads

Publicado

2021-12-31

Como Citar

Miranda de Alcântara, M. H., de Paula Belmont, R. ., & Favoretti Fornazier, M. G. . (2021). HISTÓRIA, IDEOLOGIA E MÍDIAS SOCIAIS NO ENSINO DE HISTÓRIA: O CASO BRASIL PARALELO. Jamaxi, 5(2). Recuperado de https://periodicos.ufac.br/index.php/jamaxi/article/view/5768