ECONOMIZE – Consórcio ou Financiamento
Qual o melhor?
Resumen
Com o início da pandemia do coronavirus no Brasil e paralisação das aulas em todas as Universidades Federais, o grupo PET Economia da Universidade Federal do Acre buscou novas maneiras de se comunicar com a comunidade acadêmica e desenvolver os petianos mesmo longe da sala de aula. As atividades tiveram como os alunos do curso de Economia. Sendo as redes sociais e o ensino EAD um braço forte do PET Economia foi desenvolvida uma nova atividade que leva a Economia ao dia a dia das pessoas, com situações reais, denominada Economize, este trabalho vai descrever o vídeo sobre Consórcio ou Financiamento: Qual escolher?. O principal objetivo é oferecer uma opção de ensino durante o período de ausência das aulas presenciais, buscando diminuir a evasão do curso. Todos os vídeos são disponibilizados no youtube e Facebook. No vídeo foi discutido um tema bastante presenciado pelos brasileiros na hora de adquirir um automóvel, após análise de artigos e
reportagens sobre o tema. O consórcio tem como principais vantagens: juros zeros, ou seja, não haverá endividamento pelo efeito “bola de neve" normalmente causado pelos juros; controle financeiro, tendo em vista a ausência de juros faz com que as prestações do consórcio sejam mais previsíveis. Desvantagens: não recebe o bem de imediato, há necessidade de lance ou sorteio. O financiamento oferece: imediatismo, caso consiga todas as exigências do banco ou financiadora, poderá ter o bem adquirido no momento em que iniciar sua adesão ao crédito; abatimento, caso receba um dinheiro extra no período de financiamento pode adiantar parcelas e, com isso, conseguir abatimentos e descontos. Conclui-se que o consórcio é vantajoso para quem se planeja e quer evitar juros, financiamento é uma boa opção para quem precisa do bem de imediato.
Archivos adicionales
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2021 Arigó - Revista do Grupo PET e Acadêmicos de Geografia da Ufac
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Ao enviar o texto para a publicação, o autor estará autorizando que seu trabalho seja reproduzido pela revista tanto em publicação imediata como posterior, e sempre será respeitado o direito autoral.