RELATO DO MINICURSO DE INGLÊS INSTRUMENTAL APLICADO À ECONOMIA
Uma atividade realizada pelo PET que impacta positivamente na comunidade acadêmica
Resumo
Realizado pelo PET de Economia da UFAC, o minicurso de Inglês Instrumental Aplicado à Economia teve como objetivo central o ensino das técnicas de leitura em inglês focado nos textos sobre economia, além de objetivar a promoção de uma maior interação com os alunos ingressantes do curso de Economia. O minicurso foi pensado para preencher as deficiências dos seus alunos na leitura de textos com temas de economia na língua inglesa, onde há um vasto acervo de conhecimento ainda não traduzido para a língua portuguesa. As aulas do minicurso foram ministradas presencialmente na sala do PET de Economia pelos bolsistas sob os cuidados do tutor para os alunos. O método de ensino utilizado foi a divisão das aulas em duas partes que se alternavam, a primeira delas seria a expositiva e a segunda parte seria uma revisão de tudo o que foi visto até então. De início pôde-se notar entre os alunos uma certa discrepância entre cada um nas suas habilidades pessoais com a língua, onde alguns tinham um maior conhecimento e outros tinham bem pouco, para amenizar essa desigualdade demos foco no ensino da gramática inglesa, ensinando palavras comumente utilizadas na língua em geral como também fazendo a análise de textos retirados de livros de economia, ensinando neste meio tempo o conjunto técnicas como o scanning e o skimming. Além disto, visando promover uma interatividade entre os próprios alunos, foi posto em execução aulas “competitivas” no estilo de gincana de conhecimentos, onde eram feitos grupos entre os alunos para a resolução oral de questões e análise textos no qual obtinha a vitória o grupo que adquiriu mais pontos no total, este tipo de aula era a mais animada e divertida. Tendo em vista os objetivos do minicurso, consideramos que ele tenha sido uma contribuição positiva para comunidade e que foi um sucesso tanto em execução, como em seus objetivos propostos, e que impactará positivamente na vida acadêmica e profissional de todos os envolvidos.
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Arigó - Revista do Grupo PET e Acadêmicos de Geografia da Ufac
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Ao enviar o texto para a publicação, o autor estará autorizando que seu trabalho seja reproduzido pela revista tanto em publicação imediata como posterior, e sempre será respeitado o direito autoral.