O PET ENSINA
A oferta do curso de extensão Economia da Produção por meio do Google Classroom
Resumo
Com a ascensão da quarentena nas universidades brasileiras a partir de março de dois mil e vinte, sobretudo na Universidade Federal do Acre, percebeu-se a necessidade de integração “socioeducacional” para continuidade da construção evolutiva do que é ser aluno, ou seja, a evolução do conhecimento na mente do indivíduo. Sobretudo, com ênfase para o petiano, que se desenvolve na construção do ensino, pesquisa e extensão, além de estar incluído na luta política educacional enquanto bolsista. Para manter a evolução intelectual dos petianos e demais alunos do curso de Economia da Universidade Federal do Acre, o PET Economia Ufac ofereceu um curso de extensão denominado “Economia da Produção”. O curso foi pautado na ementa da disciplina de nome ambíguo com programa: i. Introdução; ii. Produção com um fator-variável; iii. Maximização de lucros: modelo fator-produto; iv. Custos, retornos e lucros pela ótica do produto; v. Modelo fator-fator; vi. Maximização no modelo fator-fator; vii. Maximização sujeita a restrições orçamentárias; viii. Algumas características da função Cobb-Douglas; ix. Outros tipos de funções de produção e x. Elasticidade de Substituição. Desta forma se objetivou oferecer aos alunos inscritos no curso a oportunidade do conhecimento, mesmo à distância, similar a uma cadeira de Economia da Produção, onde é necessário registrar a especificidade do curso, pois poucas universidades públicas ofertam periodicamente tal disciplina. Utilizou-se da plataforma online Google Classroom para disponibilização das vídeo-aulas gravadas e em tempo real elaboradas pelo professor Dr. Rubicleis Gomes da Silva, tutor do PET Economia Ufac. Os bolsistas Melquesedeque Sage Brilhante e Patricia Lorrany Silva dos Santos colaboraram enquanto professores monitores do curso, elaborando atividades e sanando dúvidas pertinentes dos participantes tanto pela plataforma Google Classroom quanto via e-mail e WhatsApp. Os resultados obtidos pelo curso foram promissores, de modo a conseguir transmitir, mesmo que minimamente, o aprendizado nos participantes. Além disso, uma grata surpresa foi a participação dos alunos de Economia da Universidade Federal de Rondônia. Deste modo o PET Economia Ufac propiciou manutenção do conhecimento específico dos discentes locais e adjacentes, com previsão de aprovação de mais de sessenta alunos no curso de extensão.
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