FORMAÇÃO DOCENTE E AS TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS NA PRÁTICA DE ALUNOS SURDOS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29327/revanthesis.v12i01.6487

Resumo

O presente texto evidencia algumas concepções epistemológicas sobre a formação docente frente às tecnologias educacionais para o ensino do aluno surdo. Temos como objetivo, estabelecer uma compreensão sobre a importância do processo formativo relacionadas às tecnologias que intensificam o ensino significativo do aluno surdo. Para tanto, utilizamos uma pesquisa com abordagem qualitativa de cunho bibliográfico; Campello e Rezende (2014); para fomentar os estudos sobre a formação docente tivemos a colaboração das concepções de Tardif (2002, 2014), Nóvoa (1997); e sobre os recursos tecnológicos como foco no aluno surdo Santarosa e Lara (1997), dentre outros autores que contribuíram sistematicamente para a elaboração da pesquisa. Concluímos que o processo formativo relacionado às tecnologias se intensifica cada vez mais para estimular o aprendizado da Libras, incentivando o processo ensino aprendizagem dos surdos por meio dos recursos tecnológicos que são crescentes no meio social, esses recursos tornam colaborativos, auxiliam na aprendizagem da Libras por meio da criação de vídeos que são divulgados em diferentes sites e que os professores podem adquirir práticas pedagógicas diversificadas por meio desses recursos, possibilitando o estímulo para o despertar significativo na aprendizagem do aluno surdo.

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Publicado

2024-12-30

Como Citar

Souza Negreiros Almeida, E., Damasceno, M. A. C., Moreno de Araújo, R., & Goes da Mota, A. J. (2024). FORMAÇÃO DOCENTE E AS TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS NA PRÁTICA DE ALUNOS SURDOS . Anthesis, 12(01). https://doi.org/10.29327/revanthesis.v12i01.6487